MS registra morte por dengue e total de óbitos vai a 14 neste ano
Vítima registrada em boletim mais recente divulgado pelo governo estadual era um campo-grandense, de 77 anos
Boletim epidemiológico divulgado nesta quinta-feira (25) traz uma morte por dengue em Mato Grosso do Sul, que acumula 14 óbitos pela doença neste ano. Trata-se de um homem, de 77 anos, morador de Campo Grande. A vítima começou a apresentar sintomas em 20 de agosto e morreu seis dias depois. Ele tinha diabetes e hipertensão.
Ao longo dos últimos anos, 2020 foi ano com mais notificações de vítimas fatais pela dengue - foram 42. Portanto, a SES (Secretaria Estadual de Saúde) reforça cuidados que devem ser tomados pela população para evitar disseminação dessa e outras doenças causadas por meio de transmissão feita pelo mosquito aedes aegypti.
A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano", diz a pasta.
Ainda conforme boletim, são mais de 11,2 mil casos prováveis de dengue registrados neste ano. É importante ressaltar que muitos desses são avaliados por profissionais de saúde sem a realização de exames. A pasta estadual também preconiza hidratação adequada e ir ao médico o quanto antes, caso haja reconhecimento precoce dos sintomas.