MS Saúde: 102 consultas de pré-operatório ocorrem nesta sexta no Pênfigo
Serão 52 referentes a pré-operatório de quadril e 50 de joelho
Nesta sexta-feira (25), o projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” realiza consultas de pré-operatório em diversas especialidades, no Hospital do Pênfigo, em Campo Grande.
São 102 pacientes já agendados, sendo 52 referentes a pré-operatório de quadril e 50 de joelho. Deste total, 19 pacientes são de ações judiciais. Além disso, também foram agendados no Hospital do Pênfigo duas datas de consultas de pré-operatório para exames de cateterismo, são 45 pacientes hoje e 47 para o dia 31 de agosto.
Segundo a superintendente de Gestão Estratégica da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e coordenadora do MS Saúde, Maria Angélica Benetasso, a maior demanda está em Campo Grande.
“Nós sabemos que a maior demanda está na cidade de Campo Grande. Com a soma de esforços dos novos executores, conseguimos dar maior celeridade nos atendimentos, principalmente, para os residentes de Campo Grande. Por isso, o projeto está caminhando muito bem e segue dentro do esperado”, detalha.
A SES informa que a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) solicitou ao Estado que os agendamentos sejam realizados com no mínimo dez dias úteis para que a Regulação Municipal de Saúde de Campo Grande consiga comunicar os pacientes de forma eficaz.
Já os munícipes do interior do Estado, o CORE (Sistema de Regulação Estadual) da SES informa à Central Municipal de Regulação que em seguida repassa as orientações aos pacientes, data e hora de atendimento. É necessário manter os dados atualizados, como o telefone, endereço e cartão do SUS.
Outras consultas - Na quinta-feira (24), o Hospital São Julião recebeu o mutirão de consultas cirúrgicas para a realização de cirurgia geral. Ao todo, o CORE realizou o agendamento de 75 pacientes, sendo que 10 foram ontem, 15 estão para hoje, e 50 para o dia 2 de setembro.
Na terça-feira (23), foram feitas consultas de avaliação para cirurgia de vitrectomia (olhos) e de catarata, com agendamentos realizados também para os dias 28 e 31 de agosto e 1° de setembro.
A Santa Casa também já realizou 178 procedimentos, sendo 144 tomografias entre 14 e 31 de agosto, além de 34 exames de ecocardiograma.
Com parte das comemorações de 26 anos do HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), a unidade hospitalar executará exames de cateterismo, eletroneuromiografia e endoscopia. Os agendamentos ainda não foram divulgados.
MS Saúde – O projeto é realizado em 21 municípios. Diversos procedimentos cirúrgicos já foram realizados nas especialidades de cirurgia geral, oftalmológica, vascular, ortopédica, otorrinolaringologia, urológica e ginecológica.
O Governo do Estado disponibilizou R$ 45 milhões de recursos próprios e R$ 7,9 milhões de recursos federais para atender a população. É esperado que prefeituras e estabelecimentos de saúde estabeleçam convênios para garantir a realização de 15 mil cirurgias eletivas.
Além disso, também estão previstas a realização de 42,5 mil exames diagnósticos como ressonância magnética com contraste, ressonância magnética (sedação), tomografia computadorizada, endoscopia, densitometria, colonoscopia, holter 24 horas, cintilografia, entre outros.
Para o Ano I do projeto MS Saúde, 38 estabelecimentos de saúde de 32 municípios fizeram a adesão ao programa para a realização de cirurgias, outros 34 estabelecimentos de 19 municípios fizeram a adesão para exames de diagnóstico.
Com recurso federal, há 22 estabelecimentos de saúde de 20 municípios que estão credenciados para a realização de cirurgias eletivas.
Ao todo, serão ofertados 136 tipos de procedimentos cirúrgicos e 74 tipos de exames, incluindo procedimentos com sedação.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.