Nos terminais, Defensoria orienta mulheres contra importunação sexual no ônibus
Ação acontece nesta e nas próximas duas quartas-feiras de março
Com cartilhas informativas sobre violência sexual, a Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, em parceria com a prefeitura e o Consórcio Guaicurus, vai percorrer três terminais do transporte público em Campo Grande. A ação, que faz parte da campanha “Importunação Sexual no Ônibus é Crime”, começa nesta quarta-feira (16).
O primeiro terminal a ser visitado será o Morenão. A previsão é de que a orientação aconteça das 17 às 18h. Mesmo não recebendo denúncias de importunação, o órgão reforça a importância de levar informações para as mulheres.
“A exemplo de outras violências, como a obstétrica, mulheres aprenderam e passaram a denunciar após campanhas e ações informativas. Então, essa é uma iniciativa para que as mulheres passem a denunciar”, explica a coordenadora do Nudem (Núcleo Institucional de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher), Thais Dominato.
A campanha prevê ainda fixação de cartazes informativos nos veículos do transporte público e nos próprios terminais e a realização de oficinas de capacitação com os trabalhadores.
Nas quartas-feiras seguintes, 23 e 30 de março, serão visitados os terminais Bandeirantes e General Osório, respectivamente, das 17h às 18h.