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Cidades

Obra da Bioceânica recebe estrutura para suspender cabos de ponte

Carros de avanço são estruturas metálicas móveis para a construção da ponte e a instalação dos cabos

Por Lucas Mamédio | 19/11/2024 15:47
Obra da Bioceânica recebe estrutura para suspender cabos de ponte
Caminhão chega com os carros de avanço na ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Foto: Divulgação)

A construção da ponte sobre o Rio Paraguai, que integra o projeto da Rota Bioceânica, deu mais um passo com a chegada dos carros de avanço – estruturas metálicas móveis essenciais para a construção do tabuleiro da ponte e a instalação dos cabos para a futura ponte estaiada. A obra, que vai mudar o patamar da conectividade entre o Brasil e o Paraguai, já está 60% concluída e segue com previsão de finalização em novembro de 2025.

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A construção da ponte sobre o Rio Paraguai, parte do projeto da Rota Bioceânica, avançou com a chegada de carros de avanço, essenciais para a construção do tabuleiro e instalação dos cabos da ponte estaiada. Com 60% da obra concluída e previsão de finalização em novembro de 2025, a ponte, que ligará Porto Murtinho (Brasil) a Carmelo Peralta (Paraguai), terá 625 metros de comprimento e 20,10 metros de largura. O projeto visa melhorar a conectividade entre os países do Mercosul, reduzindo distâncias e tempos de transporte, e é financiado pela Itaipú Binacional, com supervisão do Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai.

Os carros de avanço, fabricados em São Paulo, têm uma função crucial no processo de construção. Eles são projetados para implementar a técnica de “cantilever sucessivo”, que permite avançar a ponte gradualmente, por segmentos, a partir de uma base estável. Esse método será utilizado para erguer o vão central de 350 metros, um dos maiores da estrutura, além dos vãos de compensação de 137,5 metros de cada lado.

A ponte será um importante elo entre o município de Porto Murtinho, em Mato Grosso do Sul (Brasil), e Carmelo Peralta, no Paraguai. Com 625 metros de comprimento total, ela terá um tabuleiro suspenso por tirantes e um projeto aerodinâmico que garantirá estabilidade e resistência, com 20,10 metros de largura. O tabuleiro será composto por segmentos conhecidos como pombos, que variam entre 6 e 8 metros de comprimento, dependendo da localização dentro da estrutura.

Obra da Bioceânica recebe estrutura para suspender cabos de ponte
Caminhão chega com os carros de avanço na ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta (Foto: Divulgação)

O avanço da construção da ponte é parte de um projeto maior de integração rodoviária entre os países do Mercosul, especialmente com a ligação estratégica entre o Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. A obra vai reduzir significativamente distâncias e tempos de transporte, promovendo a circulação de mercadorias e a movimentação de pessoas, impulsionando a integração produtiva e logística entre as nações.

O processo de construção contará com dois pares de carros de avanço (quatro no total), que serão fundamentais para garantir a colocação precisa dos segmentos do tabuleiro. A montagem dos segmentos iniciará com o “pombo zero”, que servirá de base para a continuação do processo de cantilever.

Financiada pela Itaipú Binacional, a obra é acompanhada de perto pelo Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, com o apoio do Subgrupo de Trabalho nº 14 (GT-14) Infraestrutura Física, que envolve autoridades do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.

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