ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Ônibus param para desembarque e complicam congestionamento na Rua Ceará

Na véspera de feriado, volta para casa é caótica em pelo menos 5 pontos da Capital

Por Alison Silva | 01/11/2023 18:58
Veículo do transporte coletivo para na pista, ignorando o recuo onde fica a parada de ôniubus.  (Foto: Lucimar Couto)
Veículo do transporte coletivo para na pista, ignorando o recuo onde fica a parada de ôniubus. (Foto: Lucimar Couto)

A hora da volta para casa em Campo Grande exige paciência de motoristas que ficam "presos" no trânsito. Nesta quarta-feira (1º), véspera de feriado, pelo menos cinco pontos de lentidão estavam sendo monitorados pela Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) na Capital, mas o caos no trânsitona Rua Ceará foi pior, porque ônibus, do transporte coletivo e de estudantes, paravam na pista para o desembarque, congestionando o tráfego e deixando somente uma faixa livre para o restante dos veículos.

No início desta noite, ônibus com estudantes de Rochedo, cidade do interior do Estado, foi um dos flagrados durante desembarque de alunos, no horário de grande fluxo de veículos, atrapalhou o trânsito. O ponto de ônibus fica ao lado, num recuo da pista, que tem o papel  de evitar que a fluidez no tráfego seja prejudicada com a necessidade de parada do coletivo.

Os ônibus pararam na pista, no caso de transporte de estudantes, para desembarque e nos coletivos da cidade para entrada e saída de passageiros. O congestionamento da Ceará se extense no trecho entre as Avenidas Afonso Pena e Afonso Arinos, na saída da Três Lagoas.

Num intervalo de 15 minutos, pelo menos dois veículos da Capital e um escolar, pararam na pista, ignorando o recuo próprio para que o embarque e desembarque de passageiros.

A justificativa dos motoristas que evitam fazer a manobra para entrar no recuo é que depois não conseguem voltar para as faixas de rolamento com facilidade e, na maioria das vezes o local está ocupado com carros de aplicativos ou de pais de estudantes.

Danilo Nascimento, motorista do ônibus de Rochedo, entrou em contato com a reportagem após a publicação da matéria. "O local onde fica a parada sempre está lotado com carros de aplicativo ou alunos da própria universidade. Dificilmente, conseguimos acessar a via quando paramos no ponto pois estou conduzindo um veículo grande, que precisa de espaço. É um trabalho feito para cumprir horário, e que tem pouco respeito", desabafa.

A Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) da Capital reconhece que no horário de pico há diversos pontos de lentidão na Capital, mas nesta quarta, nenhuma equipe da agência esteve na Ceará para coibir o desrespeito às regras e organizar o trânsito.

Motoristas do transporte coletivo dizem que ao entrar no recuo, têm dificuldade de acessar de volta a Rua Ceará, por conta do congestionamento, o que, segundo eles, podem provocar atrasos no seu tempo de percorrer o itinerário.

Os motoristas levavam cerca de 15 minutos para percorrer trecho de 800 metros. O congestionamento segue pela Joaquim Murtinho até a Avenida Ministro João Arinos.

Congestionamento na Ceará se extenso no trecho entre Afonso Pena e Afonso Arinos (Foto: Lucimar Couto)
Congestionamento na Ceará se extenso no trecho entre Afonso Pena e Afonso Arinos (Foto: Lucimar Couto)

Chefe da Divisão de Operação e Coordenação de Fiscalização de Trânsito da Agetran, Carlos Guarini, explica que hoje os pontos de lentidão estavam na Rua Joaquim Murtinho, Avenida Duque de Caxias, Avenida Gury Marques, Avenida Cônsul Assaf Trad e área central. A hora do rush começa por volta das 18h e segue até 19h30.

Abaixo galeria de fotos.

(*) Matéria alterada às 20h17 para acréscimo de conteúdo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Confira a galeria de imagens:

  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
  • Campo Grande News
Nos siga no Google Notícias