ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Operação termina com apreensão de 56 toneladas de droga e 1,2 mil presos em MS

Ação aconteceu entre os dias 5 e 13 de novembro e contou com 28 mil policiais

Por Alison Silva | 16/11/2023 19:15
Policiais de Mato Grosso do Sul e São Paulo durante Operação (Foto: Saul Schramm)
Policiais de Mato Grosso do Sul e São Paulo durante Operação (Foto: Saul Schramm)

A Operação SULMaSSP apreendeu 56 toneladas de drogas, 424 armas, 4.508 veículos irregulares ou com ocorrências de furtos ou roubos, prendeu 1.258 pessoas e cumpriu 422 mandados de busca e apreensão nas fronteiras de Mato Grosso do Sul. Realizada no Estado, esta foi a 3ª edição da operação, que teve como objetivo reprimir crimes transfronteiriços e entre divisas de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A Operação aconteceu entre os dias 5 e 13 de novembro e contou com o emprego de 28.028 agentes dos cinco estados, 9.882 viaturas, 13 aeronaves, 33 drones, 153 cavalos e 28 cães. “O SULMaSSP é esse bloco de estados, cujos secretários de segurança se uniram para enfrentar os crimes transfronteiriços, não só na porta de entrada do Brasil, através da fronteira com Paraguai e Bolívia, mas também os estados que sofrem o reflexo daquilo que passa por nossas fronteiras cruzando as nossas vias e rodovias”, destacou o titular da Sejusp, Antonio Carlos Videira.

Já o secretário-adjunto de Segurança Pública de Santa Catarina, Freibergue Rubem Nascimento, celebrou o resultado da terceira etapa da Operação SULMaSSP e parabenizou todos os integrantes das forças de segurança de SP, RS, PR, SC e MS pelo esforço, pela efetividade dos trabalhos.

O SULMaSSP, que dá nome à operação, é um bloco que congrega os respectivos estados. A operação é realizada em parceria com as Secretarias de Segurança Estaduais com objetivo de fortalecer ações conjuntas, e troca de dados e de conhecimentos relacionados à inteligência policial e aos interesses operacionais.

O bloco criado em março de 2023 atua de forma coordenada, para ampliar e fortalecer a repressão de crimes transfronteiriços e nas divisas estaduais, mediante uma efetiva integração operacional e de inteligência, para desarticular organizações criminosas e no aprimoramento dos mecanismos de defesa social.

A implementação da Terceira Edição da Operação SULMaSSP foi tratada durante o 3º Encontro Estratégico da Segurança Pública, realizado nos dias 28 e 29 de setembro, em Campo Grande, que contou com as participações de secretários de Segurança, comandantes-gerais do Corpo de Bombeiros Militar e das Polícias Militares, delegados-gerais das Polícias Civil, diretores das Perícias Criminais, das Polícias Penais e dos Centros Integrados de Comando e Controle dos estados do Sul do Brasil.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias