ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

“Param na faixa e dane-se o pedestre”, reclamam moradores do Tiradentes

Pedestres que querem atravessar cruzamento precisam passar em meio aos carros na Avenida Marquês de Pombal

Por Alison Silva e Mylena Fraiha | 26/09/2023 16:08
Carro em cima de faixa de pedestre na Avenida José Nogueira Vieira e a Rua Marquês de Pombal (Foto: Mylena Fraiha)
Carro em cima de faixa de pedestre na Avenida José Nogueira Vieira e a Rua Marquês de Pombal (Foto: Mylena Fraiha)

Cruzamento entre a Avenida José Nogueira Vieira e a Marquês de Pombal, no bairro Tiradentes, tem sido cenário de constantes desentendimentos por conta de carros e motos parados na faixa de pedestre. Assim, quem está a pé acaba se arriscando entre os veículos para atravessar a via.

“Param na faixa e dane-se o pedestre. Eles (veículos) param na faixa e a gente tem que dar volta no carro muitas vezes, a preferência é de qualquer um, quem está indo ou vindo e quer passar”, destacou a balconista Ewerlayne Karol, de 24 anos.

Ewerlayne Karol, de 24 anos, fala sobre a preocupação com o cruzamento (Foto: Mylena Fraiha)
Ewerlayne Karol, de 24 anos, fala sobre a preocupação com o cruzamento (Foto: Mylena Fraiha)

Auxiliar de reposição de uma farmácia, Iara Simplício, de 26 anos, destacou que a maioria dos motoristas fica em cima da faixa de pedestre e quem está a pé tem de esperar “a boa vontade” dos condutores. Segundo ela, colisões entre ciclistas e veículos são frequentes na região. “Acho que um semáforo resolveria grande parte do problema da região”, finaliza.

O vendedor Eduardo Leite, de 22 anos, disse que a rua fica bem “tensa”, sobretudo entre as 17h e as 20h, horário de pico. “O pessoal acaba parando bem à frente de onde é para parar e acabam atrapalhando quem está vindo, e aí outra pessoa passa adiantado, não vê o pedestre que está passando na rua e sempre acaba ocorrendo algum acidente ou alguma discussão”, diz.

Vendedor Eduardo Leite durante o trabalho (Foto: Mylena Fraiha)
Vendedor Eduardo Leite durante o trabalho (Foto: Mylena Fraiha)

De carro, o auxiliar administrativo Laércio Dias de Moura Junior, 29 anos, destacou que a dinâmica da rua faz com que os veículos parem mais próximos da rotatória, o que faz com que os pedestres tenham de driblar os carros. Questionado, o motorista disse que os pedestres fazem parte do trânsito e devem ser observados em primeiro lugar.

Placas de sinalização no cruzamento entre as vias (Foto: Mylena Fraiha)
Placas de sinalização no cruzamento entre as vias (Foto: Mylena Fraiha)

A comerciante Josiane Angélica, 52 anos, fica atenta à movimentação. "Sempre tento prestar atenção. Mas a maioria não presta não, pouquíssimas pessoas prestam atenção e respeitam o pedestre. Sei que alguns não respeitam", disse.

Em nota, a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) disse que as ruas possuem sinalização horizontal e vertical por toda a sua extensão, bem como faixas de pedestre e semaforização.

"É importante que pedestres atravessem sempre na faixa para garantir maior segurança e os condutores darem a permissão de passagem aos pedestres", disse a nota. A Agetran ainda recomenda que os motoristas sigam a velocidade recomendada no trecho.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias