PF fecha cerco contra importação e comércio ilegal de agrotóxicos em 4 Estados
Os mandados de prisão são cumpridos em Campo Grande, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, São Paulo e Terra Roxa
A Operação Terra Envenenada fase 2, deflagrada na manhã desta quarta-feira (4), pela PF (Polícia Federal), contra comercialização ilegal de agrotóxicos importados por rede criminosa formada a partir do Paraguai e China até o norte do Mato Grosso, cumpre 25 mandados, 15 de busca e apreensão e 10 de prisão, em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, São Paulo e Paraná.
Os mandados de prisão são cumpridos em Campo Grande, Sinop, Sorriso, Feliz Natal, São Paulo e Terra Roxa. Segundo a Polícia Federal, a investigação originou-se da análise do material e depoimentos colhidos na primeira fase da operação, quando foi apreendida mais de uma tonelada de agroquímicos contrabandeados ou adulterados.
Desde então, foram intensificadas as investigações e identificados grandes grupos de fornecedores regionais e nacionais, cujos líderes e integrantes foram presos na ocasião. Houve ainda apreensão de documentos e materiais de interesse para investigação, agrotóxicos e armas irregulares.
Os investigados responderão por comercialização e transporte de agroquímicos de uso proscrito, constituição de organização criminosa, lavagem de dinheiro e outros crimes que vierem a ser descobertos. As penas variam de 2 a 10 anos de reclusão. Mais detalhes sobre a operação serão divulgados em coletiva de imprensa marcada para as 14h.