ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  11    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Ponte que liga Brasil e Paraguai começa o ano 13% concluída

Estrutura faz parte da Rota Bioceânica, estrada que ligará Santos a Antofagasta, no Chile

Guilherme Correia | 04/01/2023 23:53
Ponte que liga Brasil e Paraguai começa o ano 13% concluída
Trabalhadores em obra de construção da ponte. (Foto: Divulgação/Governo federal)

Uma das pontes da Rota Bioceânica - estrada que ligará Santos (SP) a Antofagasta, no Chile - tem 13% do seu cronograma de obras concluído, segundo informações do Ministério de Obras Públicas e Comunicações, publicadas pelo governo estadual. A estrutura ligará a cidade paraguaia de Carmelo Peralta à vizinha Porto Murtinho, a 439 quilômetros de Capital.

Sobre o Rio Paraguai, será erguida estrutura de 1.293 metros de extensão, dividida em três partes. A principal delas é a zona central, que compreende a parte estaiada sobreposta ao rio. Só ali, são 625 metros de construções e já foram instaladas 24 estacas de concreto armado, com dois metros de diâmetro cada uma.

As duas demais partes são os viadutos de acesso nas duas margens do rio - nesses setores já foram erguidas 86 estacas de concreto, com um metro de diâmetro cada. Ao todo, a estrutura de fundação da ponte sobre o Rio Paraguai contará com 300 estacas de concreto, variando entre 33 e 43 metros de profundidade.

No lado brasileiro da obra, são realizados os preparativos para que se ergam as mesmas estacas, serviço previsto para começar ainda neste mês.

A nova ponte em Porto Murtinho será a terceira ligando o Brasil ao Paraguai - a primeira é a Ponte da Amizade, em Foz do Iguaçu (PR), enquanto a segunda é a Ponte da Integração, também em Foz do Iguaçu (PR), a ser inaugurada em breve.

O empreendimento em Mato Grosso do Sul é financiado pela Itaipu Binacional e coordenado pelo ministério de obras paraguaio. O investimento previsto é de 616.836.755.744 de guaranis, moeda paraguaia que na conversão atual soma R$ 458.383.729.

Nos siga no Google Notícias