Prazo de autodeclaração para receber auxílio caminhoneiro termina segunda
Segundo Sindicam, em Mato Grosso do Sul são 8 mil caminhoneiros
Transportadores autônomos de carga tem até amanhã (29) para fazerem a Autodeclaração do Termo de Registro para receber o auxílio caminhoneiro. Esses profissionais terão direito de receber as duas primeiras parcelas do benefício, de R$ 1 mil cada, no dia 6 de setembro. O acesso pode ser feito pelo Portal Emprega Brasil ou pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital.
Segundo o Sindicam-MS (Sindicato dos Caminhoneiros em Mato Grosso do Sul), no Estado, são 8 mil caminhoneiros autônomos. Deste total, em torno de 4 mil são de Campo Grande. O benefício começou a ser pago no dia 9 de agosto e segue até dezembro.
Nesta etapa de autodeclaração, os profissionais devem ter cadastro ativo no RNTR-C (Registro Nacional de Transportadores Rodoviários de Cargas), da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), mas que não tiveram registro de operação de transporte rodoviário de carga neste ano.
As duas primeiras parcelas do benefício foram pagas aos que estavam com o RNTR-C, vigente em 31 de maio de 2022 e em situação “ativo” em 27 de julho de 2022.
A ajuda está prevista na Emenda Constitucional nº 123, destinada aos profissionais autônomos desta categoria, para enfrentar o estado de emergência decorrente da elevação extraordinária e imprevisível dos preços do petróleo, combustíveis e seus derivados, além dos impactos sociais provocados por esses aumentos.