Prazo de contratação de R$ 107,1 milhões é prorrogado por um ano
Onze municípios de MS com até 250 mil habitantes foram contemplados para realizarem obras de mobilidade urbana

Onze cidade de Mato Grosso do Sul terão mais um ano para poderem contratar junto a instiruições financeiras os R$ 107,1 milhões aprovados para obras de mobilidade urbana pelo o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional).
Segundo o ministério, a prorrogação é uma adequação ao alto volume de recursos solicitados por municípios em todo o País e aprovados para operações de crédito, mas pode ser também decorrente da atual epidemia do novo coronavírus, que concentra esforços de todo governo.
As propostas de obras em mobilidade foram apresentadas e aprovadas no final de 2019. As cidades beneficiadas são Angélica, Antônio João, Aral Moreira, Bonito, Dourados, Iguatemi, Maracaju, Naviraí, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã e Sidrolândia. Todos possuem população de até 250 mil habitantes.
O Programa Avançar Cidades – Mobilidade Urbana tem o objetivo de melhorar a circulação das pessoas nos ambientes urbanos por intermédio do financiamento de ações de mobilidade urbana voltadas à qualificação viária, ao transporte público coletivo de caráter urbano, ao transporte não motorizado e à elaboração de planos de mobilidade urbana e de projetos executivos.
Os recursos disponibilizados para o programa são de financiamento, oriundos do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço). Após a seleção final pelo MDR, realizado até 31 de dezembro do ano passado, os municípios tinham até um ano para contratar a proposta com o agente financeiro. Com a prorrogação, o período de contratação aumenta para dois anos.
As prefeituras podem acessar o financiamento em diversas instituições habilitadas no Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte).