Secretaria amplia cirurgias em mutirão do MS Saúde até 31 de julho
Prazo foi prorrogado porque ainda há recursos em caixa para serem usados
![Secretaria amplia cirurgias em mutirão do MS Saúde até 31 de julho Secretaria amplia cirurgias em mutirão do MS Saúde até 31 de julho](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2025/02/10/2gxnnape6tk4g.jpg)
A SES (Secretaria Estadual de Saúde) decidiu prorrogar, até 31 de julho este ano, o prazo para prefeituras de cidades de Mato Grosso do Sul apresentarem planos de realização de cirurgias eletivas pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Resolução publicada na edição desta segunda-feira (10) do Diário Oficial do Estado e autoriza a medida.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A Secretaria Estadual de Saúde do Mato Grosso do Sul estendeu até 31 de julho o prazo para que prefeituras apresentem planos de cirurgias eletivas pelo SUS. A decisão, publicada no Diário Oficial, visa atender a alta demanda por cirurgias oftalmológicas e ortopédicas. O programa MS Saúde já realizou mais de 65 mil atendimentos, incluindo 31 mil cirurgias, principalmente oculares. Campo Grande lidera em cirurgias, enquanto Dourados destaca-se em exames. A iniciativa busca reduzir a fila de espera agravada pela pandemia.
Cirurgias eletivas são as não urgentes feitas em pacientes com algum problema oftalmológico e ortopédico, por exemplo – as duas maiores demandas, segundo o que a pasta já divulgou.
Os planos serão executados em mutirões do programa estadual MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila, que a SES realiza desde 2023 com recursos próprios e da União.
Conforme a resolução desta segunda, a prorrogação foi autorizada porque ainda há verba em caixa para as cirurgias eletivas.
Resultados - Dados consultados hoje (10) em plataforma pública da SES, mostram que o MS Saúde ultrapassou a marca de 65 mil atendimentos em Mato Grosso do Sul, somados cirurgias eletivas e exames.
Foram feitos cerca de 34 mil exames e 31 mil cirurgias. A maioria das operações foi feita nos olhos (18.841), enquanto o exame mais realizado foi a ressonância magnética (14.741).
Campo Grande é o município que lidera a quantidade de eletivas: 9.013. Dourados é onde mais foram feitos exames: 10.965.
O programa foi lançado em maio de 2023, com a meta de reduzir a espera reprimida por exames e cirurgias, que aumentou devido à pandemia de covid-19.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.