ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  27    CAMPO GRANDE 32º

Cidades

Sejusp quer acelerar trâmites para instalação de Centro de Atendimento à Criança

Segundo Videira, o projeto do Centro de Atendimento à Criança está entre as cinco obras prioritárias de MS

Por Lucia Morel | 25/01/2024 17:15
Área da União em frente à Avenida Duque de Caxias; imóvel de 448 m² foi retirado de previsão de venda a pedido da Sejusp, para implantar centro de atendimento a crianças (Foto: Paulo Francis)
Área da União em frente à Avenida Duque de Caxias; imóvel de 448 m² foi retirado de previsão de venda a pedido da Sejusp, para implantar centro de atendimento a crianças (Foto: Paulo Francis)

“Queremos que esse Centro se torne realidade o mais rápido possível”, afirmou o secretário estadual de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, após reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB) e o superintendente da SPU (Secretaria de Patrimônio da União) em Mato Grosso do Sul, Tiago Botelho. Os três se reuniram esta semana e falaram sobre a doação de área da União para a construção do 1º Centro de Atendimento à Criança e Adolescente vítimas de violência.

Segundo Videira, o projeto do Centro de Atendimento à Criança está entre as cinco obras prioritárias do Governo do Estado e já há recursos de R$ 6 milhões e R$ 7 milhões separados para a construção do local.

O espaço, localizado bem em frente à Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jardim Imá, contará com delegacia da Polícia Civil, salas para a Polícia Militar, para o Instituto de Medicina e Odontologia Legal, para psicólogas, brinquedoteca, entre outros espaços.

O governador também comentou a assinatura da parceria. "Essa é uma realidade que não pode continuar e esse projeto é prioritário. Vamos tirar do papel, porque essa realidade não permite que a gente se acomode e deixe para depois", disse, referindo-se aos índice de violência contra a infância em Mato Grosso do Sul.

Tiago Botelho lembrou que a SPU tem a função social de ajudar nas políticas públicas dos estados e municípios. “A criança e o adolescente têm prioridade absoluta, em especial aquelas vítimas de violência, então empregaremos todos os esforços necessários para essa doação se torne realidade o quanto antes”, garantiu o superintendente.

O Centro deve funcionar nos moldes da Casa da Mulher Brasileira, em sintonia com o município, a Defensoria Pública, Ministério Público, Poder Judiciário e Polícia Civil, onde a vítima passe por triagem, atendimento psicossocial, registro de ocorrência, exames de corpo de delito – quando for o caso -, e seja, de imediato, encaminhada aos órgãos ou serviços disponíveis.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas  redes sociais.

Nos siga no Google Notícias