ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 13º

Capital

Doação de área para construir centro de atendimento à criança é autorizada

Centro será construído no Jardim Imá, atendendo necessidade que veio à tona após Caso Sophia

Por Silvia Frias | 20/12/2023 08:45
Área a ser transferida à Sejusp para construção de centro pertenceu à RFFSA (Foto: Arquvio/ Paulo Francis)
Área a ser transferida à Sejusp para construção de centro pertenceu à RFFSA (Foto: Arquvio/ Paulo Francis)

Quatro meses depois de anunciado, foi concretizada a doação de área de 5.952 m² para construção do Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente, vinculado à Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública). O projeto prevê investimento de R$ 7 milhões em recursos de fundo estadual.

A portaria autorizativa foi publicada hoje no Diário Oficial da União, assinada pela secretária adjunta de Gestão do Patrimônio da União, Carolina Gabas Stuchi.

Pela portaria, consta a doação de área localizada entre as ruas Brasília, Caiabis e Teresina, no Jardim Imá. Os terrenos ficam perto da Avenida Duque de Caxias, altura do Aeroporto Internacional, em frente à Casa da Mulher Brasileira e pertenciam ao patrimônio da extinta RFFSA (Rede Ferroviária Federal Sociedade Anônima).

O governo estadual terá prazo de dois anos, a contar da data de assinatura do contrato para executar a obra, porém, o prazo pode ser prorrogado, a critério da União.

A reversão dessa doação, conforme portaria, é passível se não for cumprida a finalidade a que se destina. A doação não exime a necessidade de obtenção de todos os licenciamentos, autorizações e alvarás necessários.

Em agosto, a Secretaria do Patrimônio da União havia anunciado que o lote havia sido separado para construção do Centro Integrado de Atendimento à Criança. A necessidade de espaço específico veio à tona depois da morte de Sophia Jesus Ocampos, morta aos 2 anos e 7 meses de idade, no dia 26 de janeiro desse ano, em caso de violência que causou comoção no País.

Em agosto, o titular da Sejusp, Antônio Carlos Videira, havia informado que o recurso viria do Fundo Estadual da Criança e do Adolescente e que, criado o centro, a Depca (Delegacia Especializada de Proteção à Criança e ao Adolescente) seria transferida. Hoje ela funciona na Rua 25 de Dezembro, perto do Fórum.

O serviço contará com triagem, atendimento psicossocial, registro de ocorrência, exames de corpo de delito e encaminhamento imediato de crianças vítimas de violência para os órgãos de proteção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias