ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Site da Cassems sofre ataque hacker e fica fora do ar

Atendimentos estão sendo lançados manualmente enquanto técnicos tentam restabelecer sistema

Caroline Maldonado | 13/09/2023 08:25
Tentativa de acesso ao site da Cassems pelo smartphone. (Foto: Jackeline Oliveira)
Tentativa de acesso ao site da Cassems pelo smartphone. (Foto: Jackeline Oliveira)

Amanheceu fora do ar o site da Cassems (Caixa de Assistência dos Servidores do Estado de Mato Grosso do Sul). A situação se estende desde a madrugada e afeta o sistema de atendimento dos hospitais, conforme o diretor-presidente Ricardo Ayache, que deu a notícia por rede social às 2h desta quarta-feira (13) para explicar que houve um ataque hacker e pedir compreensão a funcionários e pacientes.

O plano de saúde atende 215 mil pessoas e tem a maior rede hospitalar do Estado. Segundo Ayache, o ataque foi de grandes proporções, mas técnicos trabalham para restabelecer o sistema, enquanto os atendimentos ocorrem normalmente, porém com lançamento manual das atividades. Até então, sabe-se que o banco de dados do sistema permanece preservado, apesar do ataque.

Diretor-presidente da Cassems, Ricardo Ayache, no Data Center da empresa, às 2h24 de hoje. (Foto: Reprodução/Instagram)
Diretor-presidente da Cassems, Ricardo Ayache, no Data Center da empresa, às 2h24 de hoje. (Foto: Reprodução/Instagram)

O diretor informou que vai procurar a polícia para registrar boletim de ocorrência e, assim, buscar descobrir o que motivou a queda no sistema e quem foi o responsável.

A tentativa dos técnicos era restabelecer o sistema no início da manhã, mas ainda não foi possível. O diretor-presidente destacou que a Cassems faz diversos investimentos em segurança cibernética e ainda assim o sistema foi invadido.

"A Cassems está passando por um momento de ataque político, fake news e agora esse ataque cibernético. A gente quer que a investigação nos de noção, depois que fizermos a ocorrência, de onde partiu esse ataque", disse Ayache.

Ele informou que ainda não se pode prever quando o sistema estará completamente restabelecido. "Nossas equipes vão continuar trabalhando, mas pedimos a compreensão de todos. Estaremos atendendo nossos clientes no modelo de emergência, ou seja, os atendimentos ocorrem normalmente e vão sendo lançados de forma manual”, disse Ayache.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias