Tribunal testa robôs para agilizar andamentos de ações judiciais
Investimentos em inteligência artificial ajudam a reduzir tempo de tramitação das ações judiciais em MS
No começo deste ano, eram 836 mil processos tramitando na Justiça de Mato Grosso do Sul e de lá para cá outras 360 mil novas ações passaram a fazer parte desta pilha que nos últimos anos deixou de ser papel. A digitalização foi iniciada antes mesmo da pandemia de covid-19, sendo intensificada por conta do isolamento naquele período. Hoje, todas as comarcas do Estado têm processos 100% digitais, o que segundo o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Mário José Esbalqueiro, em alguns casos chega a reduzir pela metade o tempo de tramitação das ações.
"Aqueles processos mais simples, aquelas varas mais 'redondas' digamos assim, às vezes em meses a gente tem uma solução. Às vezes um processo que nem é tão simples, mas com réu preso, por exemplo, na capital, em algumas cidades do interior, a gente vai encontrar da prisão do cidadão até a sua sentença em primeiro grau, um prazo de seis meses", explica o magistrado.
No momento existem testes com robôs para agilizar a busca de informações necessárias ao andamento dos processos. "Para que a gente consiga através de um lançamento alcançar várias bases de dados. Que eu possa repetir este lançamento em busca de dinheiro, por exemplo, no Banco Central e a gente consiga a resposta de todos os Bancos", detalha o juiz.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.