ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Tribunal testa robôs para agilizar andamentos de ações judiciais

Investimentos em inteligência artificial ajudam a reduzir tempo de tramitação das ações judiciais em MS

Por Danielly Escher | 21/11/2023 10:37

No começo deste ano, eram 836 mil processos tramitando na Justiça de Mato Grosso do Sul e de lá para cá outras 360 mil novas ações passaram a fazer parte desta pilha que nos últimos anos deixou de ser papel. A digitalização foi iniciada antes mesmo da pandemia de covid-19, sendo intensificada por conta do isolamento naquele período. Hoje, todas as comarcas do Estado têm processos 100% digitais, o que segundo o juiz auxiliar da presidência do Tribunal de Justiça do Estado, Mário José Esbalqueiro, em alguns casos chega a reduzir pela metade o tempo de tramitação das ações.

"Aqueles processos mais simples, aquelas varas mais 'redondas' digamos assim, às vezes em meses a gente tem uma solução. Às vezes um processo que nem é tão simples, mas com réu preso, por exemplo, na capital, em algumas cidades do interior, a gente vai encontrar da prisão do cidadão até a sua sentença em primeiro grau, um prazo de seis meses", explica o magistrado.

No momento existem testes com robôs para agilizar a busca de informações necessárias ao andamento dos processos. "Para que a gente consiga através de um lançamento alcançar várias bases de dados. Que eu possa repetir este lançamento em busca de dinheiro, por exemplo, no Banco Central e a gente consiga a resposta de todos os Bancos", detalha o juiz.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias