Além de desfile, feriado tem órgãos públicos fechados e mercados abertos
Nesta quarta-feira, 7 de Setembro, se comemora a emancipação brasileira do reino de Portugal, a data ficou conhecida pelo "Grito do Ipiranga", quando o príncipe regente Dom Pedro I ergueu sua voz às margens do Rio Ipiranga, gritando "Independência ou Morte".
A partir deste simbolismo, o Brasil deixou de ser colônia de Portugal e finalmente estava declarada a Independência. Mesmo o feriado sendo nacional, a rotina terá alterações que vão além do tradicional desfile de tropas militares, como abertura facultativa do comércio e fechamento de órgãos públicos. Confira:
Órgãos Públicos - No Poder Público, Governo do Estado e a Prefeitura de Campo Grande não funcionarão, mantendo apenas serviços essenciais de saúde e coleta de lixo. As atividades voltam ao normal apenas na quinta-feira, dia 08 de Setembro.
Justiça - O Poder Judiciário de Mato Grosso do Sul não terá expediente. Nesse período, funciona apenas o plantão judiciário para os casos considerados urgentes.
Comércio - Os comércios locais vão variar o funcionamento de acordo com as normas da empresa.
Supermercados - Os supermercados e hipermercados abrem normalmente, inclusive os que possuem atendimento especial de 24 horas.
Shoppings:
Bosque dos Ipês - As lojas abrem na sexta, das 14h às 20h, e a praça de alimentação, das 10h às 22h, que é horário de domingo.
Campo Grande - Terá alimentação e lazer funcionando em horário de domingo, das 10h às 22h, e as lojas abrem das 12h às 20h.
Norte Sul - Funcionará em horário normal, das 10h às 22h, todas as lojas estarão em atividade a partir da abertura do shopping.
Pátio Central - O Shopping vai fechar no feriado.
Bancos - Os bancos da capital permanecerão fechados durante o feriado, voltando ao funcionamento normal na quinta-feira (08).
Correios - Todas as agências da capital estarão fechadas, voltando a funcionar normalmente na quinta-feira (08).
Lotéricas – As lotéricas funcionarão com pontos facultativos.
Hemosul - Estará fechado no feriado (07), voltando com o atendimento normal na quinta-feira (08).