ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Capital

A 3 dias do fim de campanha, vacinação contra gripe ainda não alcança meta

Campo Grande ainda não alcançou a meta de alguns grupos prioritários, como trabalhadores da saúde

Silvia Frias | 26/08/2021 10:13
Em julho, vacinação foi ampliada para população em geral, em decisão do Ministério da Saúde. (Foto: Arquivo)
Em julho, vacinação foi ampliada para população em geral, em decisão do Ministério da Saúde. (Foto: Arquivo)

Campanha de vacinação contra gripe em Campo Grande termina na segunda-feira (30) e, até agora, ainda não foi alcançada a cobertura vacinal de públicos prioritários. No caso dos trabalhadores da saúde, o índice é de 87,69%. Iniciada em 13 de abril, a imunização protege contra três tipos de vírus da influenza.

A exemplo da vacinação contra covid-19, a imunização seguiu escalonamento, iniciado pelos grupos prioritários até a população em geral, que entrou no esquema vacinal a partir de 6 de julho, devido à baixa procura.

“Acreditamos que essa procura tão abaixo do esperado, é um reflexo da vacinação contra covid-19, que há muita gente sem saber se pode tomar as duas doses”, disse o secretário Municipal de Saúde, José Mauro Filho.

Segundo a última parcial da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), foram aplicadas 196.013 doses da vacina no público prioritário, resultando em uma cobertura de 83,03%. Apenas idosos e crianças atingiram a meta de vacinação, com 99,32% e 93,98%, respectivamente.

Os trabalhadores da saúde, que em anos anteriores, superava os 100% de cobertura, assim como a população acima de 60 anos, alcançou 87,69% do público estimado vacinado. Neste momento, toda a população que de Campo Grande acima dos seis meses de idade pode procurar pela vacina.

“Quem já tomou qualquer uma das doses da vacina da covid-19 há pelo menos 15 dias, deve buscar pela vacina da Influenza. Só é preciso estar alerta a esse intervalo e ao fato de não apresentar sintomas gripais”, completa o secretário.

Este será o último final de semana em que a vacina contra gripe estará disponível nas unidades de saúde da Capital. Para não haver conflitos com a imunização contra o coronavírus, as doses contra Influenza estão sendo distribuídas no período da manhã, em todas as unidades de saúde e, à tarde, naquelas que foram referenciadas.

Para conferir o horário e as unidades com vacinação contra gripe, clique aqui.

Nos siga no Google Notícias