A fim de ajudar Hemosul, CMO vai ceder um militar por dia para doar sangue
Até maio, 30 agentes vão doar sangue a cada mês; já em junho, serão 120
CMO (Comando Militar do Oeste) vai realizar parceria com o Hemosul para aumentar número de doações e ajudar a manter o estoque de sangue da entidade. Com início na quinta-feira (17), o cronograma prevê que o CMO envie, até maio, 30 militares por mês para doar sangue. Já para junho, quando o número de doações diminui ainda mais em decorrência do frio, serão 120 agentes.
“Para o Comando Militar do Oeste, a campanha reforça ainda mais o compromisso do Exército Brasileiro com a sociedade”, relatou o tenente coronel do CMO, Marcus Alves.
No entanto, o Hemosul receberá doações da população em geral normalmente durante a campanha.
Para ser doador basta comparecer à unidade com documentos pessoais, estar bem alimentado e não estar doente, além de ter entre 16 a 69 anos e pesar 55 kg ou mais.
Também existe protocolo para quem se vacinou contra a covid-19: para quem tomou Coronavac, é necessário intervalo de 48h para realizar doações, e para a Astrazeneca, Pfizer e Janssen, são 7 dias.
Quem apresentou diagnóstico positivo para o coronavírus, ou teve sintomas da doença, pode doar 10 dias após o teste. Já para quem teve contato com alguém infectado, é orientado doar 7 dias após a última interação.
Por fim, pessoas em isolamento voluntário ou por indicação, são autorizadas a doar ao final do período indicado.