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Capital

"A gente se sente boba", diz empresária que perdeu R$ 53 mil em golpe do Pix

Mulher usava plataforma do banco, quando foi vítima dos golpistas e só percebeu quando ligou para suporte

Ana Paula Chuva e Bruna Marques | 13/08/2021 13:38
Área de transferências via Pix em aplicativo bancário. (Foto: Marcos Maluf | Ilustrativa)
Área de transferências via Pix em aplicativo bancário. (Foto: Marcos Maluf | Ilustrativa)

"Foram dois dias me sentindo esquisita", disse empresária de 55 anos, que caiu no golpe do Pix, na última quarta-feira (11). Ao todo, ela perdeu R$ 53.260, que foram retirados da conta da empresa em 18 transferências, para 11 pessoas diferentes. A mulher conversou com o Campo Grande News, na manhã desta sexta-feira (13) e disse que agora fica o alerta.

A mulher, que pediu para não ser identificada, contou a equipe de reportagem que por volta das 16h30, entrou na plataforma do banco instalada no computador para efetuar alguns pagamentos, quando apareceu o pedido de atualização.

"Quando entrei, apareceu uma tarja avisando de atualização, sei que não é comum isso, mas como era a plataforma do próprio banco, não desconfiei. Pediu um QR Code, eu coloquei e ai pronto começou o estrago", disse a empresária.

Segundo a vítima, a plataforma deu início ao que seria uma atualização, mas  como demorou para finalizar, ela decidiu entrar em contato com o suporte e foi quando a ficha caiu.

"Ficou tempão atualizando e não terminava nunca, eu liguei no suporte e a moça disse que o banco não fazia isso de pedir QR Code, aí caiu a ficha. Corri no celular e vi no aplicativo, que estavam sendo feitas as transferências ai liguei novamente para o suporte para bloquear a conta", detalhou.

Ao todo, os bandidos, antes da mulher conseguir bloquear a conta, levaram da empresária R$ 53.260 em 18 transferências via Pix para várias contas diferentes. O dinheiro seria para pagamento dos fornecedores da empresa e o que fica além do alerta, é o prejuízo.

"Me senti uma boba de ter caído tão fácil no golpe. Até ligar no suporte, não imaginava que poderia ser golpe. Eu estava na plataforma do próprio banco. Fiquei uns dois dias me sentindo estranha. Dá sensação de que é algo pessoal, mas não é. Eles fazem isso, terminam com você e já partem para outra vítima", continuou.

Segundo a mulher, no dia seguinte, ela foi até o banco para conversar com o gerente, que pediu que ela registrasse o boletim de ocorrência que seria enviado para a matriz, onde seria o caso seria analisado.

"Demorei para aderir ao Pix, porque achava que não era seguro, conversei com meu gerente e ele, então, aderi. O problema é que o dinheiro saiu da conta, acabou. Agora fico desconfiada claro, mas não tem outro jeito de fazer as coisas. Preciso emitir boleto, fazer pagamentos, comprar coisas, receber. Por enquanto, estou indo até o banco até resolver essa situação, só que não posso trabalhar assim", afirmou.

"Agora tenho que tomar mais cuidado mesmo, porque não tem outra maneira de fazer o serviço. O jeito é ficar mais atenta e qualquer coisa diferente já ligar no suporte para não correr o risco. A gente ouve todo dia sobre golpe, mas não imagina que vai cair em um", finalizou a mulher.


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