ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, QUARTA  11    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Apesar de plantão, procura da vacina contra covid para bebês e crianças é baixa

Doses estão disponíveis em todas as unidades, mas no Pátio Central ninguém levou os pequenos nesta manhã

Por Natália Olliver e Clara Farias | 23/11/2024 12:20
Plantão segue até as 16h no Pátio Central, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)
Plantão segue até as 16h no Pátio Central, em Campo Grande (Foto: Juliano Almeida)

Mesmo com a vacina da covid-19, destinada a bebês e crianças de 5 anos, ter ficado em falta por quatro meses na rede municipal de saúde de Campo Grande, o plantão de vacinação da Sesau (Secretaria de Saúde) foi baixa neste sábado (23). No Pátio Central, onde a ação está sendo realizada até as 16h, o número de pais que levaram os pequenos para tomar o imunizante ficou ‘aquém’ do esperado durante a manhã.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A vacinação contra a covid-19 para bebês e crianças de 5 anos em Campo Grande enfrenta dificuldades, com um plantão de vacinação realizado pela Sesau apresentando baixa adesão. Apesar da disponibilidade das vacinas em todas as unidades de saúde, apenas 11 pessoas compareceram até as 10h50 do evento. Uma mãe relatou que decidiu não vacinar seus filhos contra a covid-19, considerando desnecessário, embora ela própria tenha sido vacinada. A prefeitura recebeu recentemente 2.365 doses da vacina, parte de um lote maior de 1,2 milhões de doses adquiridas, com a expectativa de garantir proteção contra formas graves da doença nos próximos dois anos.

Até às 10h50, apenas 11 pessoas estiveram no local, mas nenhuma dose contra o vírus foi aplicada. Conforme a secretaria, as vacinas estão disponíveis normalmente em todas as unidades da Capital. Além delas, contra covid, todas as outras que compõem o calendário - com exceção da contra dengue e BCG que garante proteção contra tuberculose - estão à disposição.

Adelis dos Santos Ferreira Coronel, de 26 anos, é enfermeira e levou os dois filhos para vacinar, um deles recebeu a dose contra varicela. A mãe explica que não deu a vacina da covid nas crianças, pois entende que a dose precisa ser administrada em um outro dia.

“Eu sempre vacino no sábado por conta que eu trabalho. Não tomaram a vacina contra covid ainda, pois precisam regularizar a carteira de vacinação, com as doses que estão atrasadas. Eu tomei a da covid este ano já. Como eu morava em outra cidade e mudei pra cá com o tempo e decidi que, por enquanto, não tinha necessidade de dar, mas futuramente eles irão tomar”.

Procura por vacina contra covid, para crianças, foi menor que o esperado (Foto: Juliano Almeida)
Procura por vacina contra covid, para crianças, foi menor que o esperado (Foto: Juliano Almeida)

As 2.365 doses do imunizante contra covid para as crianças e bebês foram recebidas pela prefeitura da Capital nesta semana. Segundo divulgado, o novo lote chegou ao Brasil no final do mês de outubro. Ao todo foram compradas 1,2 milhões de doses da vacina.

“Recentemente, um novo pregão para a aquisição de mais 69 milhões de doses foi finalizado. Com a nova compra, a população terá a garantia de proteção contra as formas graves da doença pelos próximos 2 anos”, informou a Sesau.

(*) Matéria editada às 14h15 para acréscimo de informação.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias