Após agredir policial, “Maníaco da Cruz” vai passar por nova avaliação médica
O caso de agressão aconteceu na tarde de ontem, durante banho de sol na ala psiquiátrica do IPCG
Após agredir um policial penal na tarde de ontem (26) com socos no rosto, Dyonathan Celestrino, de 31 anos, o “Maníaco da Cruz”, foi levado para avaliação médica. A agressão aconteceu durante banho de sol na ala psiquiátrica do IPCG (Instituto Penal de Campo Grande), localizado no complexo penitenciário do Jardim Noroeste.
Segundo a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), o policial penal sofreu lesão no nariz e foi levado imediatamente para atendimento médico. "O agente está afastado do serviço, recebendo atenção necessária da instituição. O interno também foi encaminhado para avaliação médica. A Agepen irá apurar as circunstâncias do caso e adotar as medidas necessárias”, informou o órgão.
Conforme apurado pela reportagem, após o banho de sol, no solário da cela especial, Dyonathan se recusou a entrar na cela durante o procedimento de fechamento da ala. Muito alterado, o rapaz que parecia estar em abstinência se jogava no chão e contra as paredes.
A todo momento, gritava que mataria os policiais e exigia erva de tereré. Caso contrário, falava que daria problema aos plantonistas. A equipe de segurança foi acionada e a todo momento o autor tentava atingir os servidores com socos e pontapés. O caso foi registrado como lesão corporal e resistência.
O rapaz está “internado” em ala psiquiátrica do IPCG desde 2013 e a decisão de janeiro deste ano, que manteve a internação, é decorrente de laudo médico de 2016, que indicou sua impossibilidade de convívio social.
Beber o sangue - Essa é a terceira vez que Dyonathan agride policiais penais na penitenciária. Em janeiro do ano passado, o rapaz não quis voltar para cela depois do banho de sol e saiu desferindo socos e chutes nos agentes. Os policiais não foram atingidos, mas ao conter o autor e colocá-lo para a cela, novamente foram xingados e ameaçados. Segundo registro da ocorrência, o rapaz chamava os agentes de “seus vermes" e gritava que quando saísse para a rua iria matá-los e beber o sangue deles.
Em setembro de 2015, dia de visita no IPCG, o rapaz jogou fora a marmita e objetos nos outros internos, mesmo estando em cela separada dos demais. Conforme a denúncia, ele estava totalmente alterado e nu, na área do solário (banho de sol) reservada para ele. Um dos agentes tentou colocá-lo novamente na cela e foi agredido com golpe de cabo de vassoura quebrado, pontiagudo, causando lesões não aparentes. Dyonathan teria usado o objeto para ameaçar agentes que tentavam fechar a porta da cela.
Maníaco da Cruz - Em 2008, quando tinha 16 anos, o rapaz assassinou friamente três pessoas em Rio Brilhante. Ele recebeu a alcunha de Maníaco da Cruz, porque deixava o corpo de suas vítimas de braços abertos e penas juntas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.