ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Após chuva forte, reclamação é que bueiros vivem entupidos

Prefeitura diz que faz limpeza diária das bocas de lobo e que equipes foram hoje até a região da Rachid Neder

Por Cassia Modena e Idaicy Solano | 05/01/2024 12:57
Cheio até as tampas, nada de água vai escorrer se chover de novo (Foto: Marcos Maluf)
Cheio até as tampas, nada de água vai escorrer se chover de novo (Foto: Marcos Maluf)

A Avenida Rachid Neder, em Campo Grande, é um dos pontos sensíveis de alagamentos da Capital e voltou a registrar reclamações ontem (4), quando chuva intensa atingiu a região. A rotatória que une a via à Ernesto Geisel, por exemplo, "desapareceu" debaixo d'água por alguns minutos.

Morador das proximidades, na Rua do Livramento, chegou a ficar com água até a cintura ao andar a pé por lá. Outro até precisou amarrar o carro da filha a um poste, com medo de o veículo ser arrastado.

Quase um dia após a chuva (5), a reportagem verificou que bueiros da Rachid Neder estavam cobertos até o topo de terra e detritos, além de ouvir quem trabalha e mora por ali sobre a frequência com que isso ocorre.

Como estava ontem bueiro da Rua do Livramento (Foto: Juliano Almeida)
Como estava ontem bueiro da Rua do Livramento (Foto: Juliano Almeida)

Mercadoria perdida - Rosiani Francisca da Silva, 20, vende plantas em uma loja que fica no cruzamento entre a Rachid Neder e a Rua Pedro Celestino. Ela afirma que as bocas de lobo estão sempre entupindo. "Eles [a prefeitura] vêm e limpam, mas na primeira chuva já entope de novo", aponta.

Um vaso que estava na calçada do comércio chegou a ser levado pela força da água. "Já é a segunda vez que perco mercadoria. Ano passado também perdi", contou. Ela observou que, durante a chuva de ontem, carros tiveram que ficar parados porque os motoristas tiveram medo de passar em meio a tanta água.

Em loja de plantas, chuva arrasta vasos, diz Rosiani (Foto: Marcos Maluf)
Em loja de plantas, chuva arrasta vasos, diz Rosiani (Foto: Marcos Maluf)

O empresário Diogo Gueleri, 32, mora na Rua Pedro Celestino há dois anos. Em cada um, viu a chuva alagar a rua. "Alaga tudo e passa por cima de tudo o que estiver na calçada. Não chega a entrar em casa, mas não deixa a gente sair de casa", falou.

Ele também afirma ver os bueiros sempre cheios. "Tudo de sujeira para nos bueiros, aí a água não escorre", finaliza.

Diogo vê água alagar rua onde mora há dois anos (Foto: Marcos Maluf)
Diogo vê água alagar rua onde mora há dois anos (Foto: Marcos Maluf)

Diariamente - A assessoria de imprensa da Sisep (Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos) informou que equipes da prefeitura fazem manutenção diária em bueiros da Capital.

Quanto aos que estão entupidos na Rachid Neder, a informação é de que limpeza começou a ser feita nesta manhã. Além disso, funcionários recolhem árvores que caíram devido ao vento e a chuva.

"A Sisep se antecede ao período de chuva, intensificando o trabalho de limpeza e reparo das bocas de lobo. Na maioria das vezes, o entupimento do sistema de captação da água da chuva é provocado por ação humana, devido ao excesso de lixo descartado como plásticos, garrafas, restos de poda de árvores e de grama, por isso a importância da população colaborar evitando jogar esses materiais nas ruas", disse em nota.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.


Nos siga no Google Notícias