ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  28    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Após Detran e Delegacia Geral, Sesau também passa por mutirão de exames da covid

Seiscentos servidores passaram por testes para identificação da doença. Maior parte apresentou anticorpos

Gabriel Neris e Izabela Sanchez | 13/06/2020 13:43
Teste identifica anticorpos e presença do vírus no organismo (Foto: Henrique Kawaminami)
Teste identifica anticorpos e presença do vírus no organismo (Foto: Henrique Kawaminami)

Servidores da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública) estão realizando testes para identificar casos de covid-19. A pasta informou que cerca de 600 pessoas testaram para a doença inicialmente, semelhante ao que foi realizando no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito) e DGPC (Delegacia Geral de Polícia Civil).

Entretanto, a pasta não confirma quantos casos foram confirmados e quantos já se recuperaram. Diz apenas que a maioria dos funcionários testados apresentaram anticorpos, indicando que já não era mais transmissível, e que outra parte ainda estava com a doença.

Os boletins divulgados pela Sesau apontam que o número de profissionais de saúde contaminados praticamente triplicou em uma semana. No boletim de 5 de junho eram 34 resultados positivos, enquanto no de sexta-feira já eram 92.

Em nota, a Sesau aponta que iniciaram na última a realização de testes rápidos que detectam anticorpos em todos os servidores. O secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, afirmou ao Campo Grande News que “haverá muitos com imunidades sem sintomas em nossa cidade”.

“Inicialmente, os testes foram feitos nos cerca de 600 servidores que atuam nas funções administrativas. A maioria dos resultados reagentes, ou seja, detectados, foram de IgG, sem risco de transmissibilidade, uma vez que os mesmos são considerados curados e não apresentam mais o vírus ativo no organismo”, informou a Sesau.

“Os servidores que tiveram resultado positivo para IgM, ou seja, que apresentaram ainda a fase ativa do vírus, foram orientados a permanecer em isolamento domiciliar e seguir os protocolos vigentes. Cabe esclarecer ainda que todos os servidores encontravam-se assintomáticos, levando em conta que decreto municipal vigente, já regulamenta o afastamento imediato daqueles que eventualmente tenham tido algum sintoma, bem como os servidores pertencentes aos chamados grupo de risco”, completa a Sesau.

Nos siga no Google Notícias