ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Ativista canadense participará de caminhada por preservação de parques

Conhecido por suas longas jornadas a pé, Jean Béliveau estará em Campo Grande neste domingo

Mylena Fraiha | 22/07/2023 13:05
Caminhada com Jean Béliveau acontecerá em volta do lago do Parque das Nações Indígenas (Foto: Henrique Kawaminami)
Caminhada com Jean Béliveau acontecerá em volta do lago do Parque das Nações Indígenas (Foto: Henrique Kawaminami)

Campanha pelo tombamento do Complexo de Parques, composto pelo Parque das Nações Indígenas, Parque Estadual do Prosa e Parque dos Poderes, recebe apoio do viajante e ativista canadense Jean Béliveau, que participará de caminhada em volta do lago do Parque das Nações Indígenas, a partir das 9h, neste domingo (23).

Conhecido mundialmente por suas incríveis jornadas a pé ao redor do globo, Jean é um notável viajante canadense, cuja dedicação à causa ambiental e à preservação de áreas naturais tem conquistado admiradores em todo o planeta. Sua caminhada de 75.000 km em 64 países, reconhecida pela Unesco, tornou-se uma inspiração para defensores da natureza em todo o mundo.

O ativista canadense está atualmente viajando pelo mundo dirigindo um triciclo, modelo tuc tuc, e escolheu Campo Grande como um dos destinos para fortalecer e apoiar o projeto de tombamento do Complexo de Parques.

Além da presença de Jean, a caminhada especial em volta do lago do Parque das Nações Indígenas contará com a participação de ambientalistas, pesquisadores, artistas, juristas, estudantes, militantes da cultura e da proteção ambiental; e dos vereadores Luiza Ribeiro (PT) e Prof. André Luis (Rede), que assinam o Projeto de Lei que institui o tombamento do parque.

Tombamento - O projeto de tombamento surge como uma medida essencial para proteger o patrimônio natural do parque e evitar que áreas verdes sejam destruídas.

Até então, o Projeto de Lei 10.970/2023, proposto pela vereadora Luiza Ribeiro, visava garantir a proteção do Parque dos Poderes (2.435 metros quadrados), Parque das Nações Indígenas (116 hectares) e Parque do Prosa (135 hectares).

Os três parques são de propriedade do governo de Mato Grosso do Sul e estão inseridos no plano de concessões para a iniciativa privada, em parceria com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).

Com a perspectiva de o projeto de tombamento dos Parques Estadual do Prosa, das Nações Indígenas e dos Poderes ser arquivado, a vereadora do Partido dos Trabalhadores, Luiza Ribeiro, optou por retirar a iniciativa do processo de tramitação na Câmara Municipal.

Em maio deste ano, Luiza solicitou aos colegas que considerassem tirar o tema de pauta, solicitando vistas, como uma forma de estender a discussão sobre o projeto.

Porém, diante do silêncio dos demais vereadores, ela anunciou a retirada do debate nessa sessão legislativa. Na ocasião, Luiza enfatizou que não desistiu da causa, mas apenas postergou seu prosseguimento.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias