ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Bairro Monte Castelo amanhece coberto de fumaça após incêndio de terreno baldio

A densa fumaça cobriu a Avenida Mascarenhas de Moraes e alcançou Avenida Duque de Caxias

Mylena Fraiha e Antonio Bispo | 24/06/2023 08:34

Na manhã deste sábado (24), um incêndio em um terreno baldio, localizado na Rua 2 de Outubro, próximo ao pontilhão entre a Ernesto Geisel e a Mascarenhas de Morais, gerou preocupação para os moradores do Condomínio Morada dos Pássaros e causou transtornos na região do Monte Castelo.

De acordo com o síndico do Condomínio Morada dos Pássaros , que não quis se identificar, o incêndio teve início por volta das 6h30. Inicialmente, o síndico relata que chegou a confundir a fumaça com chuva, devido à quantidade de vegetação queimando. Ao abrir a janela, percebeu rapidamente o incêndio e acionou imediatamente o Corpo de Bombeiros.

O síndico também relatou que o terreno baldio em questão tem sido motivo de problemas recorrentes para o condomínio. “Esse terreno gera vários problemas para esse condomínio, porque está sob uma disputa judicial entre herdeiros e o terreno fica abandonado”.

Ele explica que um dos principais problemas associados ao terreno é o descarte irregular de entulhos provenientes de reformas realizadas pelos moradores do condomínio. “Em vez de contratar caçambas para o correto descarte, os resíduos são despejados no terreno baldio”.

Vegetação do terreno na rua 2 de Outubro é destruída pelo fogo (Foto: Paulo Francis)
Vegetação do terreno na rua 2 de Outubro é destruída pelo fogo (Foto: Paulo Francis)

Segundo o síndico, o Condomínio Morada dos Pássaros possui 112 apartamentos, abrigando muitos idosos e crianças. “Precisamos conscientizar os moradores sobre a necessidade de descarte adequado e instalar placas proibindo o despejo de lixo no terreno”, sugere o síndico.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e enviou uma equipe com dois militares e uma viatura para combater as chamas e extinguir todos os focos do incêndio. A densa fumaça chegou em direção à Avenida Mascarenhas de Moraes e alcançou parte da Avenida Duque de Caxias, a 5 km de distância do foco de incêndio.

Fumaça chegou na Avenida Euler de Azevedo, a 3 km de distância do foco de incêndio (Foto: Paulo Francis)
Fumaça chegou na Avenida Euler de Azevedo, a 3 km de distância do foco de incêndio (Foto: Paulo Francis)

Multa - O Corpo de Bombeiros Militar orienta a população a não lançar pontas de cigarro pela janela do veículo, limpar terrenos sem uso de fogo e não jogar lixo pelas ruas e terrenos. Incendiar terrenos baldios e pastagens é crime, conforme a Lei Federal 9.605/98.

Quem for flagrado colocando fogo pode ser preso por até quatro anos, além de pagar multa de R$ 9 mil.

Confira a galeria de imagens:

  • Fumaça chega em rotatória entre a avenida Euler de Azevedo e avenida Tamandaré (Foto: Paulo Francis).
  • Fumaça na avenida Marcarenhas de Moraes (Foto: Paulo Francis).
  • Dois militares do Corpo de Bombeiros participaram da ação (Foto: Paulo Francis).
  • Fumaça na rua 2 de outubro, local onde ocorreu o incêndio (Foto: Paulo Francis).
Nos siga no Google Notícias