Bandidos de carro fazem "limpa" de fiação em duas quadras
Os ladrões furtam os fios para vender o cobre em ferros-velhos espalhados pela cidade
Na madrugada desta quarta-feira (28), bandidos de carro furtaram a fiação de duas quadras, na BR-262, no Bairro Indubrasil, na saída para Terenos, em Campo Grande. Os cabos de telefonia foram cortados em questão de minutos, segundo os moradores.
Os ladrões furtam os fios para vender o cobre em ferros-velhos espalhados pela cidade. Quem compra esse tipo de material também comete crime, o de receptação.
O pedreiro Vicente Pereira, de 47 anos, disse que ainda não havia visto furto de fiação no bairro para onde se mudou há pouco mais de 1 ano. Ele não soube dizer se a fiação levada era de telefone ou internet. “Os fios foram levados nesta madrugada. Ontem à noite, não estava assim”, apontou o morador mostrando o que sobrou da fiação.
Conforme outro morador, de 63 anos, que pediu para não se identificar, porque teme represália, avistou três a quatro pessoas furtando a fiação e colocando o emaranhado dentro de um VW Gol, de cor prata. “Era umas 2h da manhã. Escutei os cachorros latindo e saí aqui. Eu vi eles pegando os fios, embolando e colocando dentro do carro. Levaram cerca de 150 metros, fiação de duas quadras”, contou.
Segundo o idoso, até pensou em acender a luz para assustar os bandidos, mas ficou com medo de eles estarem armados. Ele mora no fundo de uma pizzaria e relata que há 3 meses entraram no estabelecimento e furtaram TVs e bicicletas. “Só não levaram mais coisa porque eu acordei”, afirmou.
Sobre o furto da fiação, o morador não soube dizer se havia ficado sem o serviço de internet ou telefone. "Eu ainda não sei, estou esperando alguém chegar para abrir a pizzaria e saber se estamos sem telefone".
Por nota, a PM (Polícia Militar) informou que rondas preventivas e abordagens policiais ocorrem diariamente no bairro. “Todo policiamento é realizado com base na análise de dados estatísticos, extraídos dos Boletins de Ocorrências e também dos atendimentos à comunidade local”. A reportagem também questionou a Guarda Civil Metropolitana sobre a segurança e aguarda retorno.
Ontem, o Campo Grande News mostrou o desespero de um empresário que teve os fios de cobre e o padrão de energia do estabelecimento, na região central, furtados três vezes nos últimos 21 dias, prejuízo de mais de R$ 3 mil.
Segundo a PM, esses ilícitos são cometidos por usuários de entorpecentes que veem na venda dos fios de cobre uma maneira rápida de conseguir recursos para a aquisição de drogas. A polícia pontua que a prevenção a esse tipo de crime não depende apenas dos esforços das forças de segurança, mas também dos órgãos de assistência social.