Base da Guarda no Indubrasil reduzirá criminalidade em 80%, dizem moradores
Prefeitura inaugurou núcleo nesta sexta-feira, que está operando há uma semana
A prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patriota), inaugurou nesta sexta-feira (8) a nova base operacional da Guarda Civil Metropolitana, no Núcleo Indubrasil. A partir de agora, 10 guardas e duas viaturas ficarão disponíveis para atender a população 24 horas por dia.
"A instalação desse núcleo estava no plano de governo da prefeitura. Vai trazer mais segurança para a população. Encerro a minha primeira semana de trabalho cumprindo essa meta", destacou.
As lideranças do bairro contam que o local onde funcionará a base já foi da Polícia Militar há dez anos. Nessa época, a praça localizada ao lado era cheia de moradores. Sem a guarda, o local ficou perigoso, porque os usuários de drogas começaram a frequentar o local.
A base operacional foi reformada pela prefeitura e por empresários da região, ao custo de R$ 25 mil e demorou 90 dias para ficar pronta.
"Desde que a guarda chegou, tudo mudou. Agora, tem famílias tomando tereré na praça e as crianças voltaram a brincar no local. A região estava sofrendo com furtos e desde que a Guarda começou a operar, há uma semana, reduziu 80%", disse o líder comunitário, Edson Ducatti.
Até então, a segurança era feita no sistema de rondas, duas vezes ao dia. "Sem a base, vinha a polícia fazer rondas duas vezes por dia. Os criminosos já sabiam o horário que eles passavam e precisava de mais gente depois das 18h", completou o outro morador, Mauro Correia de Carvalho.
O secretário municipal de Segurança e Defesa Social, Valério Azambuja, acrescenta que esta é a terceira base da Capital. "Antes, eram duas equipes, uma no Centro, 15 km, e a outra região urbana do Imbirussu, a 8 km. Esse novo local é reivindicação antiga dos moradores. Vai atender 7 mil pessoas e está estrategicamente instalada em frente a uma escola e próximo da unidade de saúde da família do bairro."