Cães são resgatados por maus-tratos e ganham lar temporário
Projeto voluntário ajudou a encontrar abrigo para os animais maltratados
Dois cães machos, chamados de Bob e Marley, foram resgatados na tarde dessa terça-feira (19) pela Polícia Militar, em Campo Grande. Eles estavam desnutridos, presos em espaço pequeno, sujo, sem alimentação e água. Os investigadores conseguiram um lar temporário para os dois através de um projeto voluntário que quer incentivar jovens e a população a ‘serem abrigo’ para animais maltratados e abandonados.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Na tarde de terça-feira (19), a Polícia Militar resgatou dois cães machos, Bob e Marley, em Campo Grande, que estavam desnutridos e em condições precárias. Os animais foram encontrados em um espaço pequeno e sujo, sem comida ou água, e foram levados para um lar temporário através de um projeto que incentiva a população a acolher animais maltratados. A tutora dos cães alegou que eles estavam doentes há seis meses, mas não buscou tratamento devido à falta de recursos. O projeto, liderado por Bruno Nóbrega, visa prevenir o abandono de animais durante as festas de fim de ano, oferecendo suporte e cuidados temporários para aqueles que não podem cuidar de seus pets durante esse período.
Conforme a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e de Atendimento ao Turista), não quis informar em qual bairro os animais foram encontrados, mas afirmou que eles estavam na região do Anhanduizinho. A tutora disse que eles estão doentes há 6 meses, mas não procurou tratá-los por falta de condição. “O espaço era pequeno, tinha água suja e estava cheio de fezes, inclusive antigas”.
Os cães foram para casa de um voluntário, que conheceu o projeto do ativista da causa animal Bruno Nóbrega, através da matéria do Campo Grande News. A ação busca dar oportunidade para que tutores - que não têm condições de deixar em hotéis ou alguém para cuidar - mantenham os planos de férias ou folga durante o Natal e Ano Novo. Além disso, o intuito é dar a chance para que pessoas que gostam dos bichinhos cuidem deles de maneira voluntária.
Ele foi desenvolvido para o Dezembro Verde, mês de conscientização sobre o abandono animal. Apesar das ações nacionais serem feitas no próximo mês, Bruno acrescenta que escolheu antecipar. Conforme ele, todo material para o bem-estar dos cães e gatos será oferecido pelo tutor, isso inclui alimentação, brinquedos e caminhas. Neste caso, como a tutora não possui condições, os custos foram divididos entre o voluntário e Bruno.
Saiba como funciona - Para participar, os voluntários serão cadastrados com nome, endereço, telefone, perfil do cuidador e, posteriormente, a análise do domicílio onde reside. O contato entre os tutores e voluntários será intermediado, em um primeiro momento, por Bruno. O temperamento dos bichinhos, assim como o perfil dos tutores, também serão registrados.
“Quem sabe seja por região, é um projeto-piloto, não vai trazer solução do problema, mas de repente previne esse abandono durante o final do ano. Conversou com os parentes, com os vizinhos e amigos e ninguém pode? Vamos tentar solucionar”, pontuou.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.