Calor intenso não desanima atletas que chegam 5h30 pensando em vencer maratonas
Quem chegou mais tarde aproveitou sombra para se preparar para Corrida do Pantanal e a dos Poderes
Calor não dá trégua, mas não desanima atletas que chegaram 5h30 no Parque dos Poderes para continuar o treinamento para as próximas maratonas que acontecem na Capital em outubro. O termômetro promete chegar a máxima de 38°C em Campo Grande neste sábado (23), e a onda de calor que passa por todo Mato Grosso do Sul deve permanecer até a próxima terça-feira (26).
O jeito foi acordar antes do sol nascer para manter o treino em dia e superar o calor intenso. Quem chegou mais tarde, aproveitou a sombra das árvores para correr. Os itens obrigatórios do dia foram a garrafa de água gelada e alimentos leves para manter o corpo hidratado. Os atletas se preparam para competir na Corrida do Pantanal, prevista para o dia 8, e a Corrida dos Poderes, dia 28, em outubro.
O professor de educação física e treinador Ronaldo Borges, 44 anos, combinou com os atletas de se encontrarem 5h30 da manhã, por conta da temperatura alta. Para driblar o calor, o grupo apostou em equacionar os treinos e montou dois pontos de hidratação no parque.
"Quem não consegue acordar tão cedo, a gente orienta vir no final da tarde. A gente corre o risco de no dia da prova encontrar uma temperatura assim, e eles precisam estar adaptados", orienta o treinador.
Borges destaca que o ambiente arborizado também contribui para que o espaço seja ideal para treinos. O grupo se prepara para a corrida do pantanal e corrida dos poderes, que acontecem em outubro. "A temperatura do parque é muito diferente em relação à cidade, é convidativo para a prática de atividade física".
O funcionário público Aude Lessonier, 77 anos, está treinando para a Corrida do Pantanal e para a Corrida dos Poderes. Ele costuma chegar por volta das 6h para iniciar a rotina de treino, e garante que a sombra das árvores torna o lugar mais fresco e agradável pra praticar exercícios. "É por isso que eu venho aqui. Hoje eu vim mais tarde, perdi o horário. Hoje já está difícil, estou procurando sombra pra correr".
Lessonier corre desde 2013, e incentiva a prática de esportes para manter o bom condicionamento e, inclusive, ajudar a encarar a onda de calor. "Eu recomendo o que eu recomendei para os meus filhos: praticar exercício físico, fazer academia, fazer corrida, se dedicar aos treinos, te ruma boa alimentação e dormir bem"
O empresário Ygor Fabrício Baicere, 40 anos, garante que a promessa do termômetro de marcar máxima de 38°C em Campo Grande hoje não desanima. "Lá na Serra da Bodoquena estava 38°C graus com a sensação de 40°C. Então já estou meio que acostumado".
Baicere está treinando para a prova de 15 quilômetros da Corrida do Pantanal e correu a maratona da Serra da Bodoquena no último final de semana. O atleta ficou em oitavo lugar na classificação geral e em primeiro por categoria.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.