ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
DEZEMBRO, TERÇA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Campanha termina com apenas 21% das crianças vacinadas contra poliomielite

Campanha contra a pólio busca alcançar crianças menores de 5 anos que ainda não foram vacinadas

Viviane Oliveira e Cleber Gellio | 30/09/2022 10:24
Mãe com bebê de colo levando para vacinar na manhã desta sexta-feira (Foto: Marcos Maluf)
Mãe com bebê de colo levando para vacinar na manhã desta sexta-feira (Foto: Marcos Maluf)

A Campanha Nacional de Vacinação contra poliomielite, que termina nesta sexta-feira (30), está longe de atingir a meta estabelecida de pelo menos 95% da população infantil, de 1 a 4 anos. Segundo dados da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), apenas 21% do público alvo foi imunizado em Campo Grande. No Estado, o índice é de 55,7%.

Nesta manhã, o último dia da campanha foi de tranquilidade, pelos menos nos três postos de saúde visitados pela reportagem.“Eu sou da área da saúde e sei da importância de imunizar uma criança para prevenção de doenças”, destacou a enfermeira Valesca Helena Monteiro Nelson, de 37 anos, que havia levado a filha de seis meses para se vacinar na UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, nesta manhã.

Valesca aproveitou para orientar os pais que façam o mesmo e protejam os seus filhos. “As vacinas são seguras”, disse. Ela estava acompanhada pela irmã, a terapeuta Vanessa Isabel Monteiro Ricco, de 26 anos, que levou a carteirinha de vacinação da filha, Yasmin de 7 anos, para saber se estava tudo em dia.

Valesca com a filha de 6 meses (Foto: Marcos Maluf)
Valesca com a filha de 6 meses (Foto: Marcos Maluf)

Conforme a Sesau, são mais de 57,4 mil crianças nesta faixa etária na Capital, que devem ser imunizadas. Segundo a orientação do Ministério da Saúde, somente a vacina pode garantir que a poliomielite, que circula em outros países, não seja reinserida no território nacional novamente.

Quem aproveitou o tempo firme para levar a bebê Ana Beatriz, na UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família), no Jardim Paradiso, foi a manicure Adriana Duarte Alves, de 32 anos. Ela disse que a filha ia tomar todas as vacinas, inclusive a da pólio. “Eu acho super importante. Tenho outra filha de 6 anos, que está com a carteira de vacinação em dia. Toda vez que tem vacinação disponível a levo para tomar”, contou.

Desde o dia 8 de agosto, quando começou a campanha, apenas 13.343 crianças entre 1 e 4 anos estiveram em uma das 73 unidades de saúde da Capital para verificar a necessidade de se vacinar. Desse total, 11.736 receberam a dose, o que corresponde a 87% de quem foi até a unidade de saúde.

Adriana aproveitou o terpo firme para deixar em dia a carteira de vacianção de Ana Beatriz (Foto: Marcos Maluf)
Adriana aproveitou o terpo firme para deixar em dia a carteira de vacianção de Ana Beatriz (Foto: Marcos Maluf)

Mesmo após a campanha, a vacinação contra a pólio continua em todas as unidade de saúde, sendo indicada para a mesma faixa etária.

Nos siga no Google Notícias