Campo Grande tem 18 pacientes na fila por UTI nesta 5ª
Fila reduziu quase pela metade em 1 dia; conforme dados da Central de Regulação, havia 30 pessoas ontem
A macrorregião de saúde de Campo Grande, que engloba outros 30 municípios sul-mato-grossenses, registrou 18 pacientes esperando regulação para serem internados em leito de terapia intensiva. Esse índice caiu quase que pela metade se comparado ao que foi registrado ontem, conforme dados da Central de Regulação.
Maioria dos pacientes são da própria Capital, mas há três pessoas de Sidrolândia, Aquidauana e São Gabriel do Oeste. Em meados de março, a fila chegou a ter 160 pacientes esperando abertura de leitos.
Vale lembrar que o processo de encaminhamento, que também era feito antes da pandemia, depende não apenas da disponibilidade das estruturas hospitalares - que, conforme boletim epidemiológico divulgado hoje (6), registrou 89% de ocupação na região da Capital. Outros fatores têm de ser levados em consideração, como a avaliação médica de cada hospitalizado, bem como das condições da unidade de saúde.
A macrorregião de saúde de Campo Grande inclui todas as estruturas hospitalares vinculadas ao SUS (Sistema Único de Saúde) da própria Capital, que detém maior parte de todo o Estado, mas também de outros 30 municípios do interior.
Apenas cinco dessas cidades possuem, conforme dados do painel Mais Saúde, leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que são utilizadas por aqueles em quadro grave de vários tipos de doença - atualmente, maioria dos casos têm a ver com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), que é conjunto de sintomas que podem ser causados por uma série de vírus ou bactérias, em especial o coronavírus, causador da covid-19.
Portanto, a regulação costuma ser feita entre essas macrorregiões - Mato Grosso do Sul, sob a perspectiva da saúde pública, é dividido entre as regiões de Campo Grande, Três Lagoas, Corumbá e Dourados.A
Entre as cidades que têm UTI estão Aquidauana, Chapadão do Sul, Costa Rica, Jardim e Sidrolândia.
Já as que não possuem essas unidades, mas possuem leitos clínicos ou enfermarias para o tratamento de casos menos complexos, são Alcinópolis, Anastácio, Bandeirantes, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Camapuã, Caracol, Corguinho, Coxim, Dois Irmãos do Buriti, Figueirão, Guia Lopes da Laguna, Maracaju, Miranda, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, Rochedo, São Gabriel do Oeste e Sonora.