Capital tem 12 mil na fila de atendimento com fisioterapeuta
Ministério Público abriu inquérito para investigar demanda reprimida
![Capital tem 12 mil na fila de atendimento com fisioterapeuta Capital tem 12 mil na fila de atendimento com fisioterapeuta](https://cdn6.campograndenews.com.br/uploads/noticias/2023/11/29/35e5qp4u3nmsw.jpeg)
Mais de 12 mil pessoas estão na fila de espera para atendimento fisioterapêutico pelo SUS (Sistema Único de Saúde), na Capital. O MP-MS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu inquérito civil para investigar a situação. O Comitê Estadual de Saúde, no entanto, informou em junho que a fila era de 20 mil pacientes, o que chamou a atenção do MP.
São 134 pacientes na fila de assistência fisioterapêutica cardiovascular; 269 na de neurologia; 11.730 na de assistência fisioterapêutica nas disfunções músculo esqueléticas (de origem motora); 138 na de alterações neonatais e uroginecológicas.
A 76ª Promotoria de Justiça de Campo Grande solicitou à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) que informasse os serviços de fisioterapia disponíveis (próprios ou terceirizados), especificando número de vagas/mês ofertados aos usuários do SUS, bem como o número de fisioterapeutas lotados na secretaria, além da lista dos pacientes, extraída do Sisreg (Sistema de Regulação), que aguardam o atendimento.
A Sesau informou ao MP que tem em seus quadros 25 fisioterapeutas efetivos/concursados, que atuam na Atenção Primária de Saúde e Atenção Especializada em Saúde. Além disso, informou que não há vagas em vacância e nem concurso público disponível para convocação de novos fisioterapeutas.
Os três grupos de assistência têm 25 vagas para fisioterapeuta nas alterações em neurologia; 220 vagas para assistência fisioterapêutica nas disfunções músculo esqueléticas (todas as origens motora) e uma vaga para assistência fisioterapêutica em alterações neonatais e uroginecológicas .
O secretário informou ainda ao MP que a Supris (Superintendência de Relações Institucionais de Saúde) está em tratativas com a rede complementar para ampliação da oferta para diminuir a fila de espera.
A promotoria deu prazo de 30 dias, a partir da segunda-feira (27), para que o secretário Municipal de Saúde, Sandro Benites, apresente um plano concreto de ação, com metas e cronograma definidos, para redução da fila de espera para acesso às sessões de fisioterapia na rede municipal.
A reportagem aguarda resposta da Sesau com posicionamento sobre a abertura do inquérito.