Caravana da Saúde antecipa cirurgias e pacientes ganham novo olhar
Estrutura para atendimento permanecerá no pátio do Hospital Regional até 5 de julho
A antecipação das cirurgias da Caravana da Saúde, que começariam somente amanhã, trouxe um novo olhar para o aposentado Antônio Massugossa, 70 anos. “Já estou até enxergando as árvores balançando lá no fundo”, disse na manhã deste domingo (dia 23) em entrevista ao Campo Grande News.
Antônio, que mora no bairro Amambaí, conta que a catarata avançou sobre os dois olhos, sendo um operado hoje. “Tinha muita dificuldade para ver quem chegava em casa, para abrir o portão”, relata.
Após a cirurgia, os pacientes recebem óculos escuros, que devem ser usados por 30 dias. Eles retornam amanhã à Caravana da Saúde, montada no HR (Hospital Regional) Rosa Pedrossian, em Campo Grande, para consulta de pós-operatório. Nos casos como o de Antônio, com catarata nos dois olhos, é feita uma cirurgia por vez e em datas distintas.
Getúlio Rodrigues Gamarra, 64 anos, enfrenta dificuldades na visão desde 2016 e conta que perdeu o prazo de agendamento em outra edição da caravana. “Vim na segunda-feira e já conseguir fazer a cirurgia hoje”.
Há dois anos aguardando a cirurgia, Vicente José da Silva, 76 anos, chegou às 3 horas deste domingo ao hospital. Por volta das 11h, ainda aguardava o procedimento. “Os médicos já disseram que não adianta óculos. Vou ver se saio daqui operado”, afirma.
A Caravana da Saúde permanecerá no Hospital Regional até 5 de julho. Até sexta-feira (dia 21), foram agendadas 2,8 mil cirurgias. Conforme a SES (Secretaria Estadual de Saúde), a meta inicial era agendar dois mil procedimentos cirúrgicos.