Central do cidadão lota em segundo dia para pedidos de devolução da taxa do lixo
Os atendimentos começaram ontem, quando os contribuintes que pagaram a taxa do lixo puderam dar entrada nos pedidos de ressarcimento
Com cerca de mil atendimentos somente no primeiro dia, a Central de Atendimento do Cidadão estava lotada na manhã de hoje (07) de contribuintes que dariam entrada no pedido de devolução do valor pago relativo taxa do lixo.
A taxa, cobrada no carnê do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano), foi paga por muitos contribuintes, mesmo sem concordar, para garantir o desconto de 20% no valor total. Desde ontem, quem fez o pagamento, pode pedir o ressarcimento da taxa cobrada.
Apesar do número de atendentes, aproximadamente 50, o aposentado Edmundo Teixeira, de 74 anos, estava decepcionado com todo o transtorno que passou. "Eu já tinha vindo aqui pedir o ressarcimento, quando disseram que quem pagou teria o dinheiro de volta, agora aqui me perguntaram de novo se eu queria o valor".
Ele lembra que chegou às 7h30 na Central e já tinha muita gente na frente dele. "Se que vim aqui, é porque eu quero esse dinheiro", reclama o idoso.
O valor a ser devolvido, de acordo com a própria prefeitura, é integral, e Edmundo deve receber, pelo menos quatrocentos reais de ressarcimento. "A gente tem que confiar neles", conclui.
A Chefe da divisão de arrecadação, Djanira Magalhães, confirma que o valor devolvido é todo aquele que foi pago. "A confusão pode acontecer por conta do valor do desconto. O contribuinte recebe o valor integral que foi pago, não o que está no boleto"
Elizabeth Mendonça, de 58 anos, também foi pedir o ressarcimento do valor da taxa do lixo, e, se baseando no boleto, afirma que deve receber quase duzentos reais. "Eu paguei à vista, como todo ano eu pago", lembra a aposentada.
Para ela foi garantido o reembolso total do valor. A aposentada Nelcy Moreira, de 66 anos, já é isenta do imposto do IPTU há quatro anos. "Eles falaram que o valor que vou receber é de R$ 86,00, mas já não me lembro mais se foi isso mesmo que eu paguei".
Atrasos – Somente ontem foram atendidas cerca de mil pessoas na Central de Atendimento ao Cidadão, mas na manhã de hoje, alguns passaram por momentos de bastante espera depois que o sistema saiu do ar.
De acordo com Djanira, houve a queda do sistema por aproximadamente trinta minutos, e nesse período não foi possível realizar nenhum atendimento. "O sistema é todo através da internet, mas assim que foi detectada a queda, os técnicos vieram e já restabeleceram a conexão".