ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, QUINTA  23    CAMPO GRANDE 21º

Capital

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores

Prazo termina na próxima quarta-feira e, apesar de o TRE funcionar o dia todo, foco da procura é à tarde

Por Jhefferson Gamarra e Geniffer Valeriano | 03/05/2024 17:33
Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Dezenas de eleitores aguardando atendimento no Cijus (Foto: Alex Machado)

O prazo para regularizar o título de eleitor e assegurar participação nas eleições deste ano termina na próxima quarta-feira (8). Em típica manifestação do bom e velho espírito brasileiro, os eleitores de Campo Grande têm buscado os serviços da Justiça Eleitoral às vésperas do fim do prazo. Como resultado, o posto de atendimento do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul), situado no Cijus (Centro Integrado de Justiça), tem enfrentado superlotação.

A escolha pelo atendimento presencial ocorre pela localização central. Contudo, o maior fluxo de pessoas fica para as tardes, apesar do funcionamento diário das 8h às 18h. Devido à demanda intensa, a Justiça Eleitoral recebeu concessão de áreas adicionais, incluindo o saguão da justiça restaurativa, o saguão de audiências e instruções de julgamento e uma sala de audiência.

Mesmo com essas medidas, o espaço continua lotado. Até mesmo uma simulação de incêndio que aconteceria no prédio nesta sexta-feira precisou ser adiada diante da lotação do local.

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Auxiliar de cartório, Roberta Barros, durante atendimento no Cijus (Foto: Alex Machado)

De acordo com a auxiliar de cartório do TRE-MS, Roberta Barros, os servidores da Justiça Eleitoral têm trabalhado até às 20h para dar conta da demanda. Ela atribui a demanda maior no período vespertino as informações fornecidas no Google, que aponta que o funcionamento no local inicia às 13h. “Imagino que a procura maior é pela tarde porque as pessoas procuram pelo Google e lá está que o horário dos atendimentos no Cijus é a partir das 13h, mas estamos iniciando às 8h”, disse.

Ao todo, estão instalados nove guichês para atendimento no prédio. Pela manhã não há ocorrência de longas filas. Ontem, quando iniciaram os atendimentos no posto da região central havia apenas umas pessoas aguardando. Na manhã de hoje tinham dez eleitores, que foram atendidos rapidamente e sem enfrentar filas.

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Eleitores na sala de atendimento ao eleitor (Foto: Alex Machado)

“Esse aumento da procura começou em abril, isso por conta do prazo para regularização e transferência. Todo ano eleitoral isso se repete e no fechamento do prazo tem uma busca maior. Cerca de 50% dos atendimentos são para alistamento e outros 50% para regularização ou transferência. Pela manhã, o tempo de espera é muito menor, praticamente entra e já é atendido, enquanto de tarde a espera chega a 2 horas para quem não tem biometria cadastrada, para quem já tem é um pouco mais rápido”, explicou a servidora.

Conforme informações repassadas na portaria do prédio, até às 16h de hoje, 686 pessoas buscaram atendimento no TRE. Entre as 8h e 12h, foram cerca de 200 pessoas, o restante foi durante o período vespertino. Foi necessária a colocação de novas cadeiras para alocar todo o público.

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Encarregada de limpeza deixou para buscar atendimento às vesperás do fechamento do cadastro (Foto: Alex Machado)

A encarregada de limpeza Rosana Espinosa, 42 anos, chegou ao Cijus por volta das 14h e até às 16h30 ainda não tinha sido atendida. “Trabalho de manhã, por isso não consigo vir mais cedo, saio do trabalho às 16h, mas hoje pedi dispensa para conseguir transferir meu título de Terenos para Campo Grande. Quando vi o tanto de gente quase desisti, pensei em pagar a multa ao invés de esperar, mas preciso ficar com meu título regular, então resolvi esperar”, comentou a eleitora.

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Com senha preferencial, eleitora Angela Simone foi atendida em 15 minutos (Foto: Alex Machado)

Com direito a senha preferencial, a cuidadora Ângela Simone, 54 anos, foi cadastrar a biometria e demorou apenas 15 minutos para ser atendida, mas foi preparada para enfrentar um "chá de cadeira". “Trabalho como cuidadora, tive que dar uma fugidinha para regularizar e já vou voltar para o trabalho. Achei que fosse passar a tarde toda aqui”, disse.

Ao contrário da amiga, a também cuidadora Maria da Silva, 53 anos, estava avaliando se ia permanecer no local aguardando atendimento. Ela já estava esperando por volta de 50 minutos. “Já imaginava que teria bastante gente, minha expectativa era de ser atendida em 1 hora, estou pensando se vamos esperar ou vamos no Parque dos Poderes amanhã, ou até mesmo se pago a multa por não votar”, disse.

No sábado e domingo (4 e 5 de maio) a Justiça Eleitoral realizará um mutirão para atendimento dos eleitores nos cartórios eleitorais dos municípios e também no Fórum Eleitoral, no Parque dos Poderes. O posto eleitoral do Cijus não abrirá durante o final de semana, os atendimentos voltarão na segunda-feira (6), a partir das 8h.

Central lotada faz servidor trabalhar até às 20h para regularização de eleitores
Eleitores aguardando atendimento no posto central do TRE (Foto: Alex Machado)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias