ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Chuvarada aumenta cratera no Lago do Amor e reparos devem começar segunda-feira

Até mesmo cavaletes de sinalização foram levados pela enxurrada de sexta-feira

Gabriel Neris e Thays Scnheider | 01/04/2023 08:44
Cratera em trecho de ciclovia aumentou com chuva de sexta-feira (Foto: Paulo Francis)
Cratera em trecho de ciclovia aumentou com chuva de sexta-feira (Foto: Paulo Francis)

Os lagos de Campo Grande não suportaram o temporal de sexta-feira. Um dia depois da chuvarada o que ficou foi muita sujeira e parte da ciclovia, que já estava deteriorada e foi levada pela força da água. Os reparos devem começar somente na segunda-feira.

No Lago do Amor, região sul da Capital, o vendedor de água da coco José Carlos Monteiro, de 57 anos, disse que estava no local na sexta-feira quando percebeu parte do asfalto desmoronando. “Terminou de rachar a calçada, está arriscado ficar aqui”, diz.

Segundo ele, até mesmo placas de sinalização foram levadas pela enxurrada. Parte da calçada também ficou rachada. O perigo agora também existe para quem passa no trecho rente ao Lago do Amor para fazer caminhada.

No lago também foram encontrados entulho, pedaços de madeira, garrafas e sacolas de plástico. “A próxima chuva vai levar o restante”, diz ele. Segundo o comerciante, até mesmo em dias que não chove é possível ouvir o asfalto cedendo.

Garrafas e galhos encontrados na região do Lago do Amor (Foto: Paulo Francis)
Garrafas e galhos encontrados na região do Lago do Amor (Foto: Paulo Francis)

A cratera do Lago do Amor começou a se formar com as chuvas do dia 4 de janeiro. A Prefeitura de Campo Grande publicou contratação emergencial para reparação. A CCO Infraestrutura Ltda terá três meses para executar recomposição estrutural do aterro, vertedouro, muro de contenção e seus complemento e entorno pelo valor de R$ 3,8 milhões.

O desmoronamento de mais uma parte da estrutura foi flagrado por internauta e publicado no site Passeando em Campo Grande. (veja abaixo).


Apesar dos estragos, não havia nenhuma equipe trabalhando no local. O titular da Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos), Domingos Sahib Neto, afirmou ao Campo Grande News que não há equipes nas ruas neste sábado e que os trabalhos tanto no Lago do Amor quanto no trecho da Fernando Corrêa da Costa, com a Rua José Antônio Pereira, Centro da Capital, também afetado pelas chuvas, começarão na próxima segunda-feira.

Desvios – Na Lagoa Itatiaia, região leste da Capital, a água quase invadiu a casa dos moradores. Trechos das ruas da região ficaram alagadas e motociclistas decidiram usar a calçada para escapar das poças d'água.

Quem caminhava pelo local precisou desviar o caminho para continuar o exercício físico na manhã deste sábado. Morador, que não quis se identificar, disse ao Campo Grande News que “não adianta mais reclamar”.

De acordo com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o volume de chuva em Campo Grande nas últimas 24 horas foi de 71,6 milímetros na região do Bairro Santa Luzia, norte da Capital, e de 46,2 mm no Bairro Universitário, sul da cidade.

Motociclista usa calçada para escapar de água da Lagoa Itatiaia (Foto: Paulo Francis)
Motociclista usa calçada para escapar de água da Lagoa Itatiaia (Foto: Paulo Francis)


Nos siga no Google Notícias