Com 400 denúncias de maus-tratos a animais, grupo vai às ruas no Dezembro Verde
Somente no ano de 2020 a Decat (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Ambientais e Atendimento ao Turista) recebeu cerca de 400 denúncias de maus-tratos a animais em Campo Grande. Para conscientizar sobre o tema, grupo de policiais civis e guardas municipais foi ao Centro de Campo Grande na manhã desta quinta-feira (10), em ação pelo Dezembro Verde, que tem como foco combater o abandono de animais.
Desde a validação da Lei Sansão, no dia 29 de setembro, a Decat já instaurou 20 inquéritos de maus-tratos na Capital. A lei, comemorada entre protetores, tornou mais rígidas as punições e aumentou de três meses para até cinco anos a pena para crimes contra animais.
“A maioria das denúncias é de moradores que se mudam e deixam os animais abandonados na casa ou quintal, ou de cachorros amarrados com cordas curtas, sem espaço água e comida”, comenta o delegado titular da Decat, Maércio Barbosa, que participou de passeata no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a Rua 13 de Maio..
De acordo com o delegado, o objetivo da campanha é alertar sobre as responsabilidades de criar um animal e assim, evitar o abandono. “Animais não são brinquedos. Quando pequenos são bonitinhos, mas eles crescem, fazem sujeira, estragam as coisas, ficam doentes, idosos. As pessoas precisam analisar tudo isso antes da adoção”, comenta.
Com camisetas, faixa e o pitbull Sansão, mascote da Decat, o grupo de policiais e guardas conversou com pessoas e esclareceu dúvidas sobre o tema. As ações do Dezembro Verde seguem durante todo o mês.