ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SEXTA  15    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Com alta incidência de dengue, bairro Parati passará por vistorias no feriado

Agentes comunitários de endemias estarão percorrendo a região para eliminar focos do mosquito transmissor

Por Gabriela Couto | 09/02/2024 23:19
Momento da visita de agentes comunitários de endemias em uma residência, na Capital (Foto: PMCG)
Momento da visita de agentes comunitários de endemias em uma residência, na Capital (Foto: PMCG)

Moradores do bairro Parati vão receber a visita de agentes comunitários de endemias durante o fim de semana e o feriado de Carnaval. De acordo com a Prefeitura de Campo Grande, a medida serve para diminuir a alta incidência de dengue na região.

O monitoramento nas casas para prevenir e combater ao mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, zika e chikungunya – será neste sábado (10), segunda (12) e terça-feira (13).

Além do chamado trabalho de manejo e bloqueio, que consiste na identificação e eliminação de focos e potenciais criadouros do mosquito, os agentes estarão percorrendo as residências e comércios locais fazendo a orientação dos moradores no combate ao vetor.

A secretária municipal de Saúde, Rosana Leite de Melo, reforça a importância da colaboração da população para evitar que haja um aumento no número de casos no município. “Pedimos que a população colabore cuidando do seu quintal e também receba bem os nossos agentes. Hoje, conforme levantamentos do serviço de vetores, 80% dos focos são encontrados dentro das residências. E isso nos alerta para a necessidade de cada um fazer a sua parte”, destaca.

Casos -  Desde o início do ano até o dia 6 de fevereiro, foram notificados 816 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas um de chikungunya.

Em todo o ano passado, a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e 6 óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

O mais recente LIRAa (Levantamento Rápido de Infestação do Aedes aegypti) realizado em janeiro detectou três bairros com risco de infestação do mosquito, outros 42 em situação de alerta e em 28 a situação é considerada satisfatória.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias