Com postos lotados, Sesau estende vacinação de crianças contra gripe até sábado
Prefeitura de Campo Grande resolveu prorrogar prazo para imunização de crianças
Após alta procura em unidades de saúde, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) resolveu estender até sábado (17) a imunização contra gripe para crianças, de 6 meses até 5 anos e 9 meses. Inicialmente, o cronograma previa que a aplicação das doses para o grupo finalizasse nesta quarta-feira (14).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, o calendário foi readequado para que os pais consigam se organizar e levar os filhos com calma até as unidades disponíveis. Na última quinta-feira (8), Campo Grande recebeu 32.750 doses da vacina contra gripe para iniciar a primeira fase do calendário, que inclui também gestantes, puérperas e trabalhadores da saúde.
Também segundo a Sesau, todas as unidades foram orientadas a organizar o atendimento com distribuição de senhas para evitar filas e aglomerações. “A medida que forem se esgotando, deverá haver reposição para retomada da vacinação no período seguinte ou no outro dia”.
Segundo dia - Neste dia de vacinação contra gripe para crianças, leitores relataram lotação de unidades e esgotamento das senhas.
Ana Coutinho, de 33 anos, levou a filha, de dois meses, para imunização de rotina na UBSF Itamaracá durante a manhã e encontrou a unidade cheia. “Quando cheguei, mais ou menos 8h, tinha mais de 30 crianças na minha frente. Muita criança mesmo”, explica.
De acordo com Ana, várias pessoas estavam aglomeradas na unidade, sem respeitar o distanciamento social. “Todas as cadeiras estavam ocupadas. As crianças sem máscara e tinha mais gente esperando por mais tempo”.
Em outro local, na UBS Carlota, uma funcionária pública, que preferiu não se identificar, relatou que as senhas para vacinação contra gripe estavam esgotadas antes das 9h.
“Cheguei para vacinar minha filha e não tinha mais senha, é muita criança para vacinar. Resolvi deixar de lado e voltar para minha casa”, disse.
Ainda conforme explicado pela mãe, algumas famílias continuaram no local para tentar retirar senhas de aplicação para o período da tarde. “Não tem como ficar lá por tanto tempo, criança não para com máscara, é complicado”.
A reclamação também veio do bairro Universitário, onde as mães relatam uma hora de espera na fila. O mesmo ocorreu na unidade do Bairro Estrela do Sul.
Confira abaixo os locais disponíveis para vacinação contra gripe: