Com unidades na Rede Fácil, defensoria soma mais de mil atendimentos em 2 meses
A primeira unidade da defensoria nesta modalidade de atendimento foi inaugurada há apenas 4 meses
A Defensoria Pública de Mato Grosso de Sul, somou mais de mil atendimentos, somente entre os meses de janeiro e fevereiro deste ano, na Rede Fácil da Capital. A primeira unidade da defensoria nesta modalidade de atendimento foi inaugurada há apenas 4 meses.
Conforme o levantamento, em janeiro foram 209 atendimentos na unidade da defensoria do Fácil Guaicurus e outros 245 na Unidade General Osório. Em fevereiro, foram 301 e 263 atendimentos, respectivamente.
As unidades da Rede Fácil concentram as atividades da Energisa, Sejusp, Correspondente Bancário, Detran e Agenfa. Entre os serviços oferecidos gratuitamente pela defensoria nestes dois pontos estão a conciliação extrajudicial, patrocinar a ação civil, patrocinar defesa em ação civil, assegurar aos seus assistidos sem processo judicial ou administrativo e aos acusados em geral, o contraditório e a ampla defesa, atuar junto aos juizados especiais cíveis e criminais, dentre inúmeros outros serviços.
A defensora pública-geral, Patrícia Elias Cozzolino de Oliveira, pontua que o total de 1.018 atendimentos revela a adesão da população a mais esta inovação lançada pela Administração Superior. “A defensoria está presente nos Fáceis Guaicurus e General Osório desde o fim do ano passado e, nesse curto espaço de tempo, temos atendido uma grande parcela da população hipossuficiente que por motivos, como dificuldade de se locomoverem até as unidades de atendimento localizadas no Centro e falta de acesso à internet para acessar a nossa plataforma virtual, estão buscando esses locais de atendimento. O nosso objetivo é esse: promover o acesso de quem precisa”, enfatiza a defensora-geral.
A primeira unidade inaugurada pela Defensoria Pública de MS na Rede Fácil foi no General Osório em novembro do ano passado. Em dezembro, foi a vez da unidade Guaicurus. As unidades foram inauguradas graças a uma parceria firmada com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Administração e Desburocratização.
"Quanto mais acompanhamos os estudos sobre os espaços e mobilidade urbana, mais evidenciamos o fenômeno em que pessoas que moram em regiões afastadas dos centros da cidade passam a vida sem conhecer ambientes sociais populares. Quando levamos isso para a área do acesso à garantia de direitos, isso tende a se tornar mais desigual ainda, e é por isso que aceitamos o convite do Governo do Estado em participar da Rede FÁCIL, para que a população tenha, cada vez mais, acesso à Defensoria Pública de MS", destacou a defensora pública-geral.