ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  03    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Criança de 1 mês morre de coqueluche em Campo Grande

Caso foi confirmado após investigação e diagnóstico laboratorial; bebê não havia sido vacinado

Por Gustavo Bonotto | 28/02/2025 22:10
Criança de 1 mês morre de coqueluche em Campo Grande
Criança recebe a vacina Penta, que protege contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Criança de 1 mês e 29 dias é a mais recente vítima da coqueluche em Campo Grande, informa a Cievs (Coordenadoria de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde) em comunicação de risco emitida à imprensa nesta sexta-feira (28).

Conforme o documento, o recém-nascido deu entrada na Clínica da Família em 10 de fevereiro, mas o caso só foi notificado como suspeita de coqueluche no dia 17.

Dois dias antes, a criança foi encaminhada à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e posteriormente ao hospital, com piora progressiva e parada cardiorrespiratória. Mãe e avó também apresentaram sintomas respiratórios, sem histórico de comorbidades.

Ainda segundo a comunicação, a criança passou por diversos atendimentos médicos antes de evoluir para o óbito devido a complicações respiratórias graves, como bronquiolite e pneumonia. Após exames, o diagnóstico foi confirmado no dia 21 pelo Lacen (Laboratório Central).

O órgão também informa que, devido à idade, a criança não havia recebido as vacinas necessárias para a imunização.

Entenda - A coqueluche é uma doença infecciosa aguda, de elevada transmissibilidade e distribuição universal, prevenível e de notificação obrigatória aos órgãos de saúde.

O homem é o único reservatório natural da coqueluche. A transmissão ocorre pelo contato direto entre uma pessoa doente e uma pessoa suscetível, por meio de gotículas de secreção eliminadas por tosse, espirro ou ao falar, bem como por meio de objetos contaminados, apesar de essa forma de transmissão ser pouco frequente devido à dificuldade de o agente sobreviver fora do hospedeiro.

No período de 2019 a 2025, foram confirmados 21 casos de coqueluche em Campo Grande, sendo 9 homens e 12 mulheres, com idades entre 1 e 64 anos.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.

Nos siga no Google Notícias