Depois de segunda-feira de caos, Samu tem todas as macas liberadas
Com 14 ambulâncias, serviço chegou a ficar com apenas duas disponíveis
A manhã desta terça-feira (dia 15) chegou ao fim com todas as macas do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) liberadas. Na segunda-feira, o dia foi turbulento: 27 pacientes esperando transferência, enquanto as macas estavam retidas na Santa Casa de Campo Grande.
Segundo o coordenador do Samu, Ricardo Rapassi, a terça-feira amanheceu com quatro macas retidas, mas foram liberadas no decorrer da manhã.
Ainda de acordo com ele, a retenção é rotineira, mas não na proporção registrada ontem, quando o Samu chegou a ficar com apenas duas ambulâncias disponíveis. Ao todo, 14 ambulâncias prestam atendimento aos pacientes da cidade.
A reportagem de ontem mostrou a situação da paciente Alessandra de Oliveira Tamasato Fernandes, de 35 anos. Com grave quadro clínico de pneumonia, ela precisava ser transferida de UPA (Unidade de Pronto Atendimento Comunitário) para o Hospital Universitário.
Conforme informado pelo Samu, a família da paciente pagou serviço particular de ambulância.
Na noite de segunda-feira, o presidente da Santa Casa, Heitor Rodrigues Freire, afirmou que as macas ficaram retidas no hospital devido ao grande número de pacientes que foram encaminhadas para a unidade. Inclusive, aqueles encaminhados como “vaga zero”, cujo atendimento não pode ser negado pelo hospital, por conta da gravidade do quadro clínico.