ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUARTA  20    CAMPO GRANDE 32º

Capital

Do gato nervoso ao cachorro tranquilinho, hoje é dia de mutirão contra raiva

Ação da Sesau está sendo realizada até 15h na Praça Ary Coelho e unidades de saúde

Por Silvia Frias e Gennifer Valeriano | 20/11/2024 09:44
Gato Chico estava nervoso na vacinação e Fumaça foi só na tranquilidade (Foto: Osmar Veiga)
Gato Chico estava nervoso na vacinação e Fumaça foi só na tranquilidade (Foto: Osmar Veiga)

A aposentada Eulélia Souza, 77 anos, teve ajuda da filha e da neta para levar Mel, Neguinha, Chico e Manhosa para vacinação. Ela quis aproveitar o mutirão de imunização contra raiva de cães e gatos que está sendo realizado em unidades de saúde e na Praça Ary Coelho neste feriado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Durante um mutirão de vacinação contra a raiva em Campo Grande, a aposentada Eulélia Souza, de 77 anos, levou seus quatro pets para serem vacinados, destacando a importância da imunização. O evento atraiu diversos tutores de animais, como Zozino Ramalho e Anaysa Franco, que também aproveitaram a oportunidade para vacinar seus cães. A vacinação está disponível até às 15h em locais como a Praça Ary Coelho e unidades de saúde, abrangendo cães e gatos a partir de quatro meses de idade, com algumas restrições para animais em tratamento de saúde.

“Quando não tem campanha de vacinação, a gente paga para vacinar, porque é muito importante”, disse Eulélia, residente no Tiradentes e que esteve de manhã no CRS (Centro Regional de Saúde) do bairro para vacinação.

A aposentada mora há um ano e meio em Campo Grande e veio de São Paulo depois da morte do marido. A condição era trazer as cachorras, Mel, mascote de 14 anos, e Neguinha, e os gatos Chico e Manhosa.

Eulélia e a cachorra Mel, a mascote de 14 anos, levada à vacinação (Foto: Osmar Veiga)
Eulélia e a cachorra Mel, a mascote de 14 anos, levada à vacinação (Foto: Osmar Veiga)

Hoje, dos quatro, Chico foi o que deu mais trabalho na hora da vacinação. “Ele é nervoso, nunca vi gato ter que tomar calmante, Chico precisa; e tivemos que fazer cirurgia para retirar o rabo, porque ele ficava atacando o rabo”, contou. Manhosa, seguindo o nome, miou muito.

No CRS quem também estava na fila era Zozino Ramalho, 58 anos, que levou Fumaça para ser vacinado. O cachorro de dois anos e meio estava tranquilo. “Sempre aproveito as ações da prefeitura”, disse.

Anaysa e a salsicinha Rita na Praça Ary Coelho: "consegui" (Foto: Osmar Veiga)
Anaysa e a salsicinha Rita na Praça Ary Coelho: "consegui" (Foto: Osmar Veiga)

No Centro, o movimentou começou logo cedo, quando a vacinação foi aberta, às 8h. A auxiliar administrativa Anaysa Franco, 30 anos, residente na região, levou Dachshund Rita, de um ano e quatro meses para imunização contra raiva.

A tutora ficou sabendo da campanha por meio de grupo de WhatsApp de quem cuida das “salsichinhas”. Diz que sempre vê ações semelhantes em shoppings, mas não consegue ir, por conta do trabalho. Hoje, no feriado, conseguiu conciliar agenda.

Wilson Okaigusiko, 78 anos, mora no Bairro Nova Campo Grande diz que sempre vai ao centro com Dog. Por isso, não foi trabalho algum levar o cachorro de cinco anos para ser vacinado hoje. “É importante prevenir”.

Dog foi vacinado durante mutirão na Praça Ary Coelho (Foto: Osmar Veiga)
Dog foi vacinado durante mutirão na Praça Ary Coelho (Foto: Osmar Veiga)

O mutirão será realizado até 15h de hoje, na Praça Ary Coelho, UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs.

Podem ser vacinados cães e gatos a partir dos 4 meses de idade. A imunização não é recomendada para o animal que estiver na vacinação antirrábica ou para os que estão em tratamento por problemas de saúde. Porém, os casos específicos podem ser analisados pelos profissionais do mutirão. A ação é da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde).

A vacinação é supervisionada por agentes do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), que contarão com o apoio de agentes comunitários de saúde e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul).

A estrutura de vacinação foi montada nas áreas externas das unidades de saúde, como estacionamentos ou laterais dos prédios, para não interferir no fluxo de atendimento dos pacientes. Na Praça Ary Coelho, o coreto foi usado pela equipe.

Informe da campanha da prefeitura (Foto/Divulgação)
Informe da campanha da prefeitura (Foto/Divulgação)

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias