ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEGUNDA  27    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Em dia tranquilo de vacinação, Janaína celebra dose para o filho asmático

Vitor Gonçalves, de 2 anos, tem asma e recebeu a primeira dose neste sábado

Gabriel Neris e Ana Beatriz Rodrigues | 12/11/2022 09:33
Em dia tranquilo de vacinação, Janaína celebra dose para o filho asmático
Vitor e Janaína na UBS 26 de Agosto (Foto: Paulo Francis)

O primeiro dia de vacinação contra covid para bebês com comorbidades é de tranquilidade nas unidades de saúde de Campo Grande. A diarista Janaína Gonçalves de Arantes, de 29 anos, comemora a aplicação da dose no filho Vitor Gonçalves, de dois anos e dez meses.

Janaína foi cedo à UBS (Unidade Básica de Saúde) 26 de Agosto, no Jardim São Francisco, esperando encontrar uma longa fila, mas não foi o que ocorreu. “Achei que quando chegasse aqui iria estar cheio”, conta.

Preocupada com a saúde do filho, a diarista conta que se adiantou para fazer o cadastramento de Vitor assim que foi aberto. “Desde o dia que começou a falar, corri para fazer. Ele tem asma, minha maior preocupação durante a pandemia foi ele, quando tomei já fiquei imaginando quando daria no meu filho”, completa.

Em dia tranquilo de vacinação, Janaína celebra dose para o filho asmático
Dose contra covid aplicada na perna de Vitor (Foto: Paulo Francis)

A vacinação começou às 7h e vai até às 17h em Campo Grande. O Campo Grande News também esteve no primeiro horário na UBS Silvia Regina e não havia nenhum bebê para ser vacinado.

De acordo com a plataforma Vacinômetro, da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), nas duas primeiras horas deste sábado somente 17 doses contra covid foram aplicadas na Capital, sem especificar qual público-alvo, mas confirmando o ritmo tranquilo nos locais de vacinação.

Além das unidades 26 de Agosto e Silvia Regina, funcionam hoje e na segunda e terça-feira as UBS Dona Neta, no Guanandi, e Caiçara, e a USF (Unidade de Saúde da Família) Moreninha.

A Sesau estima que até 1,5 mil crianças deverão ser imunizadas nesta primeira etapa. Mas pais e responsáveis devem ficar atentos. A Capital decidiu que haverá “xepa” para bebês de seis meses a dois anos que não apresentam condições preexistentes, mas foram aos postos para tentar imunizar seus filhos.

O motivo é a validade da vacina após ter o frasco aberto e o produto diluído. O armazenamento das doses só pode ser feito por apenas 12h. Ou seja, a medida visa não desperdiçar nenhuma dose durante a mobilização.

O intervalo entre a primeira e segunda dose da Pfizer Baby deve ser de quatro semanas. Já a terceira dose deverá ser aplicada após oito semanas.

Em dia tranquilo de vacinação, Janaína celebra dose para o filho asmático


Nos siga no Google Notícias