Em duas horas, chuva na Capital acumula um terço da média histórica de junho
Dados registrado por 30 anos apontam média de 52 mm no mês - e apenas nessa tarde já foram 18 mm
Em duas horas de chuva espalhada por várias regiões de Campo Grande, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) registrou um índice acumulado de 18,4 mm na cidade, o que corresponde a mais de um terço da média histórica da capital sul-mato-grossense. Apesar do número expressivo, não houve registro de alagamentos e enchentes.
Conforme os dados registrados por 30 anos na cidade, a média de chuva para o mês de junho fica na casa dos 52 mm. Apenas entre 13h e 15h desta terça-feira (8), foram 5,2 mm na primeira hora e 13,2 na segunda - que se somados os registros do restante do dia, somam 19,8 mm, segundo o que indica a plataforma do Inmet.
O tempo fechado, causado por uma frente fria que vem do sul do país, onde passou com maior intensidade, fez também com que a temperatura máxima registrada até aqui fosse de 23°C, por volta das 11h. Durante a chuva, esse número caiu para 18°C.
Se comparado aos índices registrados apenas no mês de maio pela estação, a chuva dessa tarde corresponde a metade do ocorrido em maio - quando a soma chegou a 34 mm. Historicamente, a média campo-grandense no mês é de 87 mm.
Para esse inverno, que começa no fim do mês, a previsão é de menor ocorrência de chuvas, exceto justamente em junho, quando pode haver volumes acima da média histórica em Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná, prevê a meteorologia.
Pouco vento - Antes da chuva dessa tarde, ventos com rajadas de até 42 km/h foram registrados, mas no momento da precipitação, o registro do Inmet em Campo Grande foi de baixa velocidade, com rajada de no máximo 27 km/h. Já a umidade relativa do ar subiu para 94% e, agora, está na casa dos 88%.
Hoje a chuva marcou o fim de sete dias de intenso sol e tempo seco na capital sul-mato-grossense, o que ajudou a melhorar a qualidade do ar e manter a temperatura em um patamar mais ameno. O tempo deve continuar assim até sábado (12), quando o frio chega com maior intensidade e pode fazer até 11ºC em Mato Grosso do Sul.
Desde a manhã desta terça, vigora um alerta de risco do Inmet sobre chuvas que podem chegar até a 50 mm por dia e ventos que podem chegar aos 60 km/h. O alerta tem validade de 24 horas, praticamente em todo o Mato Grosso do Sul e em São Paulo.