Em Mato Grosso do Sul, mais da metade dos estudantes admite já ter ficado bêbada
No Estado, 68,7% dos alunos com idade entre 13 e 17 anos entrevistados pelo IBGE já experimentou álcool
Mato Grosso do Sul é o estado do Centro-Oeste brasileiro com maior percentual de estudantes que já experimentaram bebidas alcoólicas. Também é a unidade da federação na região onde a primeira dose “desceu” mais cedo.
No Estado, 68,7% dos alunos com idade entre 13 e 17 anos entrevistados pela PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) 2019, divulgada nesta manhã, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), admitem que já usaram álcool pelo menos uma vez, enquanto 39,9% disse que a experiência foi com 13 anos ou menos.
No Mato Grosso, 65,8% dos escolares afirmaram já terem tido contato com álcool, enquanto no Distrito Federal, esse percentual cai para 67,4% e em Goiás, para 64,7%.
Por aqui, 51% dos estudantes admitiram ainda já terem sofrido, ao menos, um episódio de embriaguez - o percentual sobe para 53% em Campo Grande.
O abuso do álcool é maior entre os alunos de escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Enquanto 51,7% dos que estudam na rede pública admite já ter ficado bêbado, o percentual cai de 44,9% dentre os entrevistados nos colégios privados.
Em Mato Grosso do Sul, 31,4% dos estudantes afirmaram que já fumaram, pelo menos uma vez, 16,3% deles tinha 13 ou menos quando experimentou o tabaco.
No Estado, 14,4% dos adolescentes já tiveram experiência com drogas ilícitas. O percentual aumenta para 18,3% dentre os entrevistados nas escolas da Capital.