ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Em Mato Grosso do Sul, mais da metade dos estudantes admite já ter ficado bêbada

No Estado, 68,7% dos alunos com idade entre 13 e 17 anos entrevistados pelo IBGE já experimentou álcool

Anahi Zurutuza | 10/09/2021 12:07
Garrafas de bebidas oferecida em festa, onde adolescente de 13 anos foi encontrado desmaiado em MS. (Foto: Celso Daniel/JP News)
Garrafas de bebidas oferecida em festa, onde adolescente de 13 anos foi encontrado desmaiado em MS. (Foto: Celso Daniel/JP News)

Mato Grosso do Sul é o estado do Centro-Oeste brasileiro com maior percentual de estudantes que já experimentaram bebidas alcoólicas. Também é a unidade da federação na região onde a primeira dose “desceu” mais cedo.

No Estado, 68,7% dos alunos com idade entre 13 e 17 anos entrevistados pela PeNSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) 2019, divulgada nesta manhã, pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), admitem que já usaram álcool pelo menos uma vez, enquanto 39,9% disse que a experiência foi com 13 anos ou menos.

No Mato Grosso, 65,8% dos escolares afirmaram já terem tido contato com álcool, enquanto no Distrito Federal, esse percentual cai para 67,4% e em Goiás, para 64,7%.

Por aqui, 51% dos estudantes admitiram ainda já terem sofrido, ao menos, um episódio de embriaguez - o percentual sobe para 53% em Campo Grande.

O abuso do álcool é maior entre os alunos de escolas públicas de Mato Grosso do Sul. Enquanto 51,7% dos que estudam na rede pública admite já ter ficado bêbado, o percentual cai de 44,9% dentre os entrevistados nos colégios privados.

Em Mato Grosso do Sul, 31,4% dos estudantes afirmaram que já fumaram, pelo menos uma vez, 16,3% deles tinha 13 ou menos quando experimentou o tabaco.

No Estado, 14,4% dos adolescentes já tiveram experiência com drogas ilícitas. O percentual aumenta para 18,3% dentre os entrevistados nas escolas da Capital.

Nos siga no Google Notícias