ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, QUARTA  17    CAMPO GRANDE 27º

Capital

Em MS, 91,5 mil candidatos a motorista desistiram do processo de Habilitação

Curso ainda está ativo no Detran-MS e aqueles que desejam mantê-lo devem concluir exames até 24 de dezembro

Por Natália Olliver | 17/07/2024 10:06
Númeoro de processos de habilitação parados são herança da pandemia de covid-19 (Foto: Paulo Francis)
Númeoro de processos de habilitação parados são herança da pandemia de covid-19 (Foto: Paulo Francis)

Em Mato Grosso do Sul, 91,5 mil pessoas desistiram de terminar o processo da primeira habilitação. O número é referente aos casos iniciados antes e durante a da pandemia de covid-19 até 2023. Apesar de estagnado, o curso ainda continua ativo no Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Para não perder o valor investido, os condutores que ainda pensam em concluir as provas têm até dia 31 de dezembro.

A data foi estipulada pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que prorrogou a vigência dos testes. Conforme a Gerência de Exames de Habilitação do Departamento de Trânsito estadual, o maior motivo da desistência seria alunos inscritos para tirar a CHN (Carteira Nacional de Habilitação) na categoria A e B, que não conseguem passar no exame prático ou não querem concluir um dos processos.

Dados da Diretoria de Habilitação apontam que 22.300  pessoas pararam o processo de habilitação na etapa do exame prático. Lina Zeinab, Gerente de Exames de Habilitação ressalta que nos últimos 6 meses  11.700 condutores dessa demanda represada foram habilitados.

“Por enquanto estamos conseguindo atender os agendamentos de forma tranquila, e ainda não houve necessidade de atendimentos extras. Mas nossa orientação é que os candidatos que estão com processo em andamento e que tenham interesse em concluir, procurem o seu CFC, se programem e aproveitem que ainda existe tempo hábil para conclusão”,

Ela também explica que os condutores que desejam de fato desistir de uma das categorias e encerrar o processo ativo podem procurar o Centro de Formação de Condutores (CFC) ou o Detran-MS.

Decisão -  A última resolução anunciada pelo Contran não contempla os cidadãos que começaram o processo de primeira habilitação a partir de 1º de janeiro de 2024. Para estes, o prazo para conclusão permanece sendo de 12 meses, a contar da data do protocolo.

Aqueles que desejam concluir os exames podem acessar os locais e datas pelo site do Detran-MS, no submenu “Roteiro de Exames”.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias