Em uma semana, UPA Universitário começa a receber pacientes críticos de covid
UPA Vila Almeida também será adequada e cada uma dessa unidade terá 22 vagas com respiradores
Dentro de uma semana, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Universitário deverá estar pronta para receber, exclusivamente, pacientes que estejam com suspeita ou confirmação de covid-19. Polo de atendimento será montado lá e na UPA da Vila Almeida.
Nas duas, serão novos 44 leitos para pacientes graves e que precisem de suporte ventilatório ou respirador. Segundo o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho, será preciso fazer um reforço na equipe de profissionais de saúde e ainda, adequar a recepção, encaminhar às unidades medicamentos necessários a esse serviço e também, reforçar o sistema de oxigênio.
Durante visita à UPA Universitário nesta tarde, José Mauro informou que tais leitos serão para pacientes críticos, mas não podem ser chamados de UTI (Unidade de Terapia Intensiva), que estão presentes apenas em hospitais. Ressaltou também que pacientes sintomáticos, mas sem gravidade, poderão buscar atendimento nessas unidades.
Haverá, segundo a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) 22 leitos críticos em cada uma das UPAs. “Terá reforço de equipe, mais medicamentos que não tem nas UPAs, adequação externa da recepção, de forma provisória, além da rede de gases e equipamentos”, sustentou o secretário.