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Capital

Espera por atendimento em agência do Banco do Brasil chega a duas horas

Gerência nega, mas clientes com senhas emitidas por volta do meio-dia ainda aguardam ser atendidos

Lucas Junot e Amanda Bogo | 13/03/2017 15:04
Clientes aguardam atendimento em agência do BB; gerência diz que movimento está 40% maior que de costume (Foto: Direto das Ruas)
Clientes aguardam atendimento em agência do BB; gerência diz que movimento está 40% maior que de costume (Foto: Direto das Ruas)

Chega a duas horas o tempo de espera por atendimento, nesta segunda-feira (13), na agência do Banco do Brasil localizada na rua Cândido Mariano, entre a 13 de Maio e a Rui Barbosa, Centro de Campo Grande.

A senha de uma comerciante de 48 anos, que não quis se identificar, foi emitida às 12h30, mas ela ainda aguarda outras nove pessoas serem atendidas, cerca de duas horas e meia depois. Ela aproveitou o horário de almoço para resolver algumas pendências com cheque e ainda enfrenta o transtorno.

Uma auxiliar administrativa de 30 anos alega que o problema é recorrente na agência, especialmente no período da tarde, desde que funcionários foram remanejados, após o fechamento de outra agência. “Eu trabalho fazendo pagamentos na rua e hoje estou aqui parada porque dependo do banco. Meu serviço não flui e isso me prejudica”, conta.

De acordo com Marcio de Oliveira Henrique, gerente geral da agência, houve uma demanda por serviços 40% maior do que o movimento costumeiro. Ele nega que alguém possa estar esperando todo esse tempo por atendimento e diz que os serviços foram suspensos por apenas cinco minutos, depois que uma funcionária passou mal e precisou ser substituída.

Até o fechamento deste texto, havia apenas três caixas em operação e, segundo o gerente, outros dois funcionários foram convocados emergencialmente para atender a demanda.

É Lei - Em Campo Grande, o tempo de espera em filas de bancos é previsto em lei. De acordo com a lei 4303/05, todas as agências bancárias, localizadas no âmbito do município de Campo Grande, são obrigadas a prestarem seus serviços em tempo razoável aos usuários que estiverem na fila ou portarem senhas para atendimento no guichê.

Em dias comuns o tempo máximo é de 15 minutos. Já nas datas de pagamentos de funcionários públicos municipais, estaduais e federais, de vencimentos de contas de concessionárias de serviços públicos e de recebimentos de tributos, o tempo permitido de espera é de 20 minutos. Nos dias de véspera ou pós feriados prolongados, o atendimento dever ser feito em até 25 minutos.

De acordo com a OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil), quem se sentir lesado por perder um compromisso, por exemplo, pode entrar com uma ação. “É importante que o cidadão guarde todas as provas possíveis para ingressar contra a agência. A senha do atendimento contendo o horário e testemunhas podem ajudar muito. Caso não haja provas, pode-se usar até mesmo o circuito interno de segurança para comprovar a demora”, explica o advogado Leandro Provenzano, da Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor.

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